Celebração no HR marca Dia Internacional da Enfermagem
Profissionais da área participaram da solenidade


12/05/2017 14:01:23 Estevão Salomão NOTÍCIAS

O Dia Internacional da Enfermagem foi marcado por uma celebração logo nas primeiras horas desta sexta-feira (12/05) na Hospital Regional de Presidente Prudente "Doutor Domingos Leonardo Cerávolo", onde na ocasião, participaram profissionais de enfermagem, representando os mais de 900 colaboradores da unidade. A missa foi celebrada pelo capelão do HR, Pe. Paulo Nunes. 

Entre os símbolos do altar, estavam o estetoscópio e a lâmpada à óleo - forma de uma lamparina grega – representando a profissão que, dentre os significados, se traduz em: zelo, cuidado e respeito.

Dia da enfermagem 

Dia 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia da Enfermagem, uma homenagem a enfermeira Florence Nightingale, um marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820. Além desta importante data, no Brasil, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se também a (Semana da Enfermagem,  -  http://www.hrpresidenteprudente.org.br/conteudo.aspx?id=1016&tipo=noticias ) data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

Sobre o princípio da profissão, esta tem sua origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. Desta maneira, ao longo dos séculos, a Enfermagem vem formando profissionais em todo o mundo, comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano.

Semana da Enfermagem

Este ano, a Semana de Enfermagem do Hospital Regional de Presidente Prudente foi realizada de 25 a 27/05 e contou com um circuito de palestras, entre elas, ( "Ética na enfermagem" - http://www.hrpresidenteprudente.org.br/conteudo.aspx?id=1034&tipo=noticias ) ministrada pelo vice-presidente do Coren/SP Mauro Antônio Pires Dias da Silva. 


Tags:  

Galeria