Orientação sobre aleitamento materno é tema de palestra no HR
Diferentes ações estão programadas para todo mês, conhecido como"agosto dourado"


14/08/2017 13:35:03 Estevão Salomão NOTÍCIAS

A campanha “Agosto Dourado: Mês do Aleitamento Materno” está a todo vapor no Hospital Regional de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo”. Na manhã desta segunda-feira (14), foi realizada uma palestra no setor de Ginecologia e Obstetrícia do HR, onde pacientes e colaboradores puderam compartilhar dicas e experiências com uma enfermeira e uma fonoaudióloga. 

Na ocasião, questionamentos sobre a amamentação correta, mitos e verdades sobre aleitamento, além de demonstrações sobre a prática, fizeram parte do cronograma da ação. 

Ao longo de todo mês, diferentes atividades estão programadas na instituição de saúde. Confira a programação:

Programação 

Palestras com equipe da UTI neonatal e maternidade, mães e gestantes no setor de Ginecologia e Obstetrícia, sempre às 10h:

14 e 16 de agosto: fonoaudióloga e enfermeira 
15 e 17 de agosto: fonoaudióloga e enfermeira
21 e 26 de agosto: fisioterapeuta, psicólogo e nutricionista 
22 e 24 de agosto: fisioterapeuta, psicólogo e nutricionista
Dia 15 de agosto, às 19h30, no anfiteatro do Hospital Regional: Simpósio “Trabalhar juntos para o bem comum”. Moderadora: Doutora Elza. Mesa redonda: educadora, cirurgião plástico, sociólogo e psicólogo. 
Dia 26 de agosto, “no período vespertino”, no ginásio de esportes da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), encerramento da campanha, com caminhada no Parque do Povo. 

A campanha 

Organizada em todo mês de agosto, esta é uma iniciativa do Ministério da Saúde, com adesão e desenvolvimento dos setores de pediatria e neonatologia do Hospital Regional. 

Realizada em todo país, em diferentes centros de saúde, a inciativa pretende conscientizar sobre a relevância e os benefícios mútuos da amamentação materna. 

Segundo o Ministério da Saúde, confira algumas recomendações e informações importantes sobre a amamentação:

-A amamentação não deve causar dor. Se a mulher sente dor, deve procurar imediatamente uma unidade básica de saúde ou Banco de Leite Humano;
-Não existe leite fraco. O leite da mãe tem os nutrientes necessários para o bebê. Por isso, amamente até os dois anos ou mais e de forma exclusiva até o sexto mês de vida;
-Não dê chupetas, bicos e mamadeiras, pois podem levar o bebê a rejeitar o peito da mãe, além de causar problemas nos dentes, na fala e na respiração;
Não use medicamentos sem a prescrição de um médico. Alguns deles podem interferir na amamentação;
-Não é recomendado dietas para emagrecimento. A mulher que amamenta precisa ter uma alimentação saudável;
-Bebidas alcoólicas e cigarros devem ser evitados; e a mulher que usa drogas, como maconha, crack e cocaína, não deve amamentar.


Tags:  

Galeria