Mutirão do câncer de pele atende mais de 770 pacientes no Hospital Regional
Triagem, diagnósticos diversos e pequenas cirurgias foram disponibilizados


06/12/2017 09:20:57 Assessoria de Imprensa | Fotos: Estevão Salomão NOTÍCIAS

Por meio da campanha “Dezembro Laranja”, que visa a conscientização para prevenção do câncer de pele, o Hospital Regional de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo”, realizou, das 9h às 16h deste sábado (02), um mutirão de atendimentos dermatológicos para pacientes da cidade e região, sem a necessidade de agendamento prévio. A ação, realizada no ambulatório do HR, contabilizou mais de 770 atendimentos, entre triagem, diagnósticos diversos e pequenos procedimentos cirúrgicos. O “Dezembro Laranja” é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

De acordo com o dermatologista do HR e um dos responsáveis pela campanha, Murilo Carapeba, a ação visa oferecer acesso assistencial a comunidade em geral, sobretudo a respeito dos cuidados dermatológicos. “Conscientizar e tratar o problema. São estes os principais focos desta campanha”, ressalta.

A respeito da quantidade de atendimentos, o especialista menciona que o objetivo em 2017 é se aproximar do montante registrado no ano passado, que computou 500 atendimentos. “As amplas divulgações, juntamente com os casos crescentes de problemas, fizeram deste momento um sucesso”, cita.

Para o aposentado Roberto Guimaraes dos Santos, 61, que pela primeira vez passa por consulta dermatológica, a oportunidade possui grande importância e deve ser aproveitada por todos. “Muito prático e rápido. Passei por consulta e ainda recebi um protetor solar”, expõe.

Dados estatísticos

Um levantamento realizado pelo Hospital Regional aponta que em 2016, foram diagnosticados 537 casos de câncer de pele pela unidade. Neste ano, já foram 1,134 casos até outubro, ou seja, houve aumento de 97% em relação ao ano passado.

Já o Instituto Nacional de Câncer (Inca), todos os anos surgem mais de 176 mil casos de câncer da pele, considerado o de maior incidência no país. 

 

 


Tags: