20ª Semana Nacional da Voz é concluída com ação no AME
“Evento atingiu o objetivo e público esperado”, segundo o dr. Gabriel Ramalho


20/04/2018 15:29:16 Assessoria de Imprensa NOTÍCIAS

A voz é sua identidade! Essa foi a ideia que conduziu o último dia de ações da 20ª Semana Nacional da Voz do Hospital Regional de Presidente Prudente “Dr. Domingos Leonardo Cerávolo” e do Ambulatório Médico de Especialidade (AME) “Dr. Antônio Carlos Fontoura da Silva”.

O pátio do AME recebeu colaboradores e pacientes com dúvidas sobre o uso correto da voz e foram orientados pela fonoaudióloga Ana Carolina Tasso Barros e pelo otorrinolaringologista Dr. Gabriel Ramalho. Uma intervenção com colaboradores do AME cantando uma música para demonstrar a potencial vocal e utilização da voz, abrilhantou ainda mais a ação.

Na quinta-feira, dia 19, colaboradores e público em geral assistiram palestras sobre vários temas relacionados à voz no anfiteatro do HR e segundo pelo otorrinolaringologista do HR e AME Dr. Gabriel Ramalho, os objetivos previstos foram alcançados. “Conseguimos levar a população diversos temas relacionados ao uso da voz, como a anatomia e a fisiologia da voz, os distúrbios e aplicações da voz e os principais sinais e sintomas de alertas de doenças graves relacionadas à voz. Ver o feedback que recebemos nos faz ver que nosso objetivo foi alcançado”, explica.

Ele ainda comenta que os profissionais que dependem da voz, como por exemplo, professores, vendedores, comunicadores, entre outros, precisam de uma preparação especial antes de utilizá-la, principalmente, aqueles que são cantores. “O aquecimento e desaquecimento da voz aos profissionais que dependem dela e um acompanhamento médico, fonoaudiólogo e de preparação vocal aos cantores, é essencial para evitar lesões futuras que podem comprometer esse instrumento de trabalho”, pontua o otorrinolaringologista. Homens e mulheres de meia-idade, tabagistas, etilistas e roucos há mais de 15 dias também precisam de acompanhamento segundo o médico.

Para que o evento ocorresse, houve uma integração entre as Sociedade Brasileira de Otorrinolarinogologia, Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e a Associação Brasileira de Canto. Houve também uma parceria entre o Hospital Regional, o AME e as faculdades de Medicina e Fonoaudiologia da Unoeste.


Tags: