ALSF completa 10 anos de trabalho na região de Presidente Prudente
Presentes em oito obras, frades tem como lema estar “a serviço da vida”


13/02/2019 14:39:09 Assessoria de Imprensa NOTÍCIAS

Com a missão de estar a serviço da vida, a Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus (ALSF) completa neste dia 13 de fevereiro, 10 anos de atuação na região de Presidente Prudente. Ao todo, são oito obras onde os freis buscam “repetir o abraço de São Francisco nos dias de hoje”.

Como parte dessas comemorações, algumas ações serão realizadas ao longo do ano, de modo que essa história possa ser conhecida, valorizada e melhorada para os próximos anos. Uma delas já está acontecendo, que é o agendamento de mais de 1500 consultas e exames extras (além dos já oferecidos comumente) à população, reforçando o compromisso social que a ALSF tem com a região.

“Não seria concebível para nós comemorar 10 anos de serviço a vida de outra forma, apenas com festividades, ou fazendo alusão a atendimentos realizados no passado. Comemorar para nós significa termos a possibilidade de servir mais e melhor, com qualidade e humanização”, explica Frei Tarcísio Marchini, diretor administrativo do HR e AME.  

Para maio, está prevista a apresentação científica e cultural de colaboradores e parceiros das obras, com o objetivo de valorizar a história franciscana em terras prudentinas e também os profissionais que colaboram diariamente para escrevê-la. Além disso, o objetivo é possibilitar a criação de um centro de pesquisas dentro do HR.

História da ALSF no Oeste Paulista

Assumir a gestão do Hospital Estadual de Primavera (distrito de Rosana), abriu as portas para iniciar os trabalhos nessa região e, posteriormente, assumir a gestão também do Hospital Regional de Presidente Prudente “Dr. Domingos Leonardo Cerávolo” (antigo Hospital Universitário), em 2009, quando ele foi adquirido pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. No ano seguinte, aconteceu a chegada do Ambulatório de Especialidades Médicas (AME), que também viria a ser uma responsabilidade da ALSF.

Nesses 10 anos, as duas unidades (HR e AME) empregaram mais de 3 mil pessoas e, já prestaram atendimento a mais de 7 milhões de pessoas dos 45 municípios que compõem a DRS-XI (Diretoria Regional de Saúde). Frei Francisco, presidente-nato da ALSF conta que se surpreendeu com o que viu quando chegou a Prudente e conheceu o HR. “Para mim foi uma surpresa muito grande. Me encantei com o que vi, com a estrutura e o potencial. Sabia que aqui seria uma instituição de referência e estamos caminhando cada vez mais para isso”. Na época, a unidade possuia apenas 110 leitos de internação. Hoje, são 550 leitos ativos, todos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Porém, o trabalho não podia parar por aí. As comunidades terapêuticas, local onde todo o trabalho da ALSF se iniciou, em 1985, precisavam estar aqui também. Então, quando surgiu a oportunidade de instalá-las na região de Presidente Prudente, logo os freis aceitaram essa missão. São três unidades que estão localizadas nas cidades de Álvares Machado, Montalvão (distrito de Presidente Prudente) e Pirapozinho (antigas unidades da Aprev). Em comemoração a esse trabalho, um videodocumentário está sendo produzido junto a Faculdade de Comunicação Social da Unoeste (Facopp), com data de lançamento prevista para junho.

Nessas casas, que tem apoio do ambulatório de álcool e drogas instalado no AME de Presidente Prudente, já passaram mais de mil recuperandos. O objetivo do trabalho é dar outra oportunidade àquelas pessoas que tiveram suas vidas afetadas pelas drogas. “Acreditamos que o mau do século são as drogas e queremos repetir o abraço de São Francisco nesses irmãos que sofrem”, pontua Frei Francisco.

Conquistas

Muitas conquistas foram alcançadas pelo HR e AME nessa década. Entre elas, o Prêmio Gestão de Qualidade do Coren-SP, em 2012, o Prêmio destaque do 1º Fórum de Humanização da Secretaria de Estado da Saúde, em 2013, a eleição da Farmácia de Medicamentos Especializados (FME) como a melhor do Estado, em 2014, dois prêmios Destaque de Captação de Órgãos, em 2015 e 2016, e quatro vezes premiado com o prêmio Top of Mind, na categoria hospital. Já em 2017, aconteceu a conquista do Selo Inicial Hospital Amigo do Idoso e no ano seguinte, o Prêmio de Hospital Amigo do Transplante.

Além dessas premiações, ter o referenciamento do Pronto Socorro em 2016, com a criação do Núcleo Interno de Regulação (NIR), possibilitou que a unidade atendesse somente casos de média e alta complexidade, ajudando a assumir essa posição de referência no atendimento à saúde pública do Oeste Paulista. A construção da unidade de radioterapia, que tem entrega prevista para junho de 2019, a criação da Central de Transplantes e a expansão da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com mais 10 leitos, são os grandes desafios para esse ano de 2019.

Agradecemos a todas as pessoas que ajudar a construir essa história. Que possamos continuar lutando juntos e crescer cada vez mais rumo à qualidade hospitalar de alta complexidade.


Tags:  

Galeria