HR de Prudente conquista o Selo Intermediário Hospital Amigo do Idoso
Objetivo é evoluir na qualidade do atendimento prestado a melhor idade


20/02/2019 15:30:39 Assessoria de Imprensa | Fotos: Fabio Reis NOTÍCIAS

O Hospital Regional de Presidente Prudente “Dr. Domingos Leonardo Cerávolo” foi contemplado com o Selo Intermediário Hospital Amigo do Idoso, uma certificação dada aos hospitais que aderem ao compromisso de acolher de maneira ainda mais humanizada os pacientes idosos.

A conquista veio dois anos depois de conseguir o Selo Inicial Hospital Amigo do Idoso, que foi aderido pela instituição em abril de 2016, quando na ocasião assinou o termo de adesão do programa “São Paulo Amigo do Idoso” da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Frei Francisco, presidente-nato da Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, gestora do HR, ressaltou a importância de se atentar à população idosa. “Devemos nos preocupar muito com esse público. Vemos pelo Brasil afora o quanto eles precisam de atendimento e precisamos oferecer a eles um serviço especializado e qualificado”.

Nesta terça (19), Frei Tarcísio, diretor administrativo do HR e a Supervisora de Humanização do HR, Edna Amaro, foram até a capital paulista para receber o selo das mãos da Coordenadora Estadual da Saúde do Idoso, Cláudia Fló.

“Essa conquista reflete uma cultura de qualidade e humanização que vem sendo desenvolvida há anos no HR. A população vai gradativamente envelhecendo, e se tornando o maior público nos hospitais. Sabemos disso e queremos estar cada vez mais preparados para cuidar dessa população. Agora precisamos dar continuidade nesse trabalho e alcançar o Selo Pleno Hospital Amigo do Idoso”, afirma Frei Tarcísio.

Segundo a supervisora de humanização do HR, esse é um passo importante para evoluir a qualidade no atendimento à pessoa idosa. “Essa conquista nos dá ainda mais forças para oferecer um atendimento de excelência e humanizado aos idosos de Prudente e região, analisando as necessidades individualizadas de cada paciente, visando seu bem-estar na sociedade, uma vez que estamos empenhados em encorajar os idosos a lidar de maneira leve e inclusiva com essa fase da vida”, destaca Edna Amaro. 

Presidente Prudente: Uma das melhores cidades do Brasil para se envelhecer

Em 2017, Presidente Prudente foi eleita a 12ª melhor cidade para se envelhecer, segundo estudo do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, feito em parceria com a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV-Fundação Getúlio Vargas. Algo que reforça o compromisso em estar cada vez mais comprometido com a saúde do idoso.

De acordo com a Fundação Seade, a cidade de Presidente Prudente concentra uma das maiores populações idosas do Estado, com 17% do total de habitantes com mais de 60 anos. A média estadual é de 14%. Isso representa cerca de 37 mil habitantes prudentinos vivendo na melhor idade. Porém, o que mais chama atenção, é um levantamento do IBGE que aponta a expectativa de pessoas idosas na cidade para o ano de 2030, que será de mais de 50 mil pessoas nessa faixa etária.

Ações voltadas à pessoa idosa no Hospital Regional 

Com o objetivo de oferecer uma melhor qualidade de vida à pessoa idosa, o HR proporciona uma série de ações para atender esse público, como por exemplo, a Residência Multiprofissional voltada à Saúde do Idoso, composta por profissionais de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia e Farmácia, a Semana de Prevenção de Quedas, o Simpósio do Envelhecimento, o Curso de orientação para familiares de idosos, entre inúmeras outras atividades.


Tags:  

Galeria