Agosto Dourado no HR debate sobre a importância da mobilização para a doação do leite materno
Palestras sobre o tema serão realizadas diariamente na enfermaria da G.O.


01/08/2019 14:12:24 Assessoria de Imprensa NOTÍCIAS

De três em três horas, cerca de 15 bebês aguardam ansiosos a chegada das enfermeiras com o leite materno na UTI neonatal do Hospital Regional de Presidente Prudente “Dr. Domingos Leonardo Cerávolo”. Cada gota faz a diferença no desenvolvimento desses pequenos, já que esse alimento é a principal fonte de nutrientes para eles. Por semana, são necessários mais de 9 litros de leite materno para alimentar esses pacientes.

Grande parte desse leite consumido é fruto de doação realizado por mães de toda a região no Banco de Leite Humano de Presidente Prudente. Porém, o número de doadores precisa ser maior, visto que nem sempre a quantidade necessária consegue ser disponibilizada para o hospital e a dieta deles precisa ser complementada com fórmula industrializada.

Por isso, nesse mês de agosto, o HR promove a Campanha Agosto Dourado que tem como tema “Empoderar mães e pais para favorecer a amamentação”. Todos os dias da semana durante o mês, às 10h, serão realizadas palestras na sala de aula da G.O. (enfermaria de Ginecologia e Obstetrícia), localizada no 3º piso (azul) do bloco 3. Participarão desse bate-papo fonoaudióloga, enfermeira, nutricionista, psicóloga e consultoras em aleitamento materno.

Segundo a fonoaudióloga da unidade responsável pela campanha, Mariana Passos Rodrigues, o objetivo é enfatizar a importância do envolvimento de toda a comunidade, e não somente a mãe, para que seja possível o aleitamento materno exclusivo nos primeiros 6 meses de vida e complementar até 2 anos.

“Diante disso, os colaboradores precisam estar se capacitando cada vez mais para fortalecer a rede de apoio ao aleitamento, além de orientarem e auxiliarem as mães no momento do nascimento e nos meses seguintes”, pontua.

Relactação

No HR, as mamães internadas na Clínica da G.O. (Ginecologia e Obstetrícia) são estimuladas a praticarem a “relactação”, que é uma técnica que consiste em colocar uma pequena sonda em paralelo ao bico do seio. A fonoaudióloga da unidade, Mariana Passos Rodrigues, explica que a outra ponta da sonda fica geralmente em um copo menor com o leite materno ou fórmula, pois, quando o bebê amamenta, ele abocanha o peito e a sonda, ingerindo o leite de ambos.

“Esta técnica pode ser utilizada com todos os bebês, prematuros ou não, e, normalmente auxilia as mães com baixa produção de leite. Assim, contribui no ganho de peso e consome menos energia da criança na sucção”, diz. "Além disso, a relactação pode ajudar na produção de leite em mães que adotaram ou que pararam de amamentar e desejam retomar, e também contribui com bebês que não conseguem sugar bem”, conclui.

Estimule a doação de leite materno!

Faça parte você também dessa rede, estimulando mulheres que estejam aptas a doar a entrar em contato com o Banco de Leite Humano de Presidente Prudente, que fica localizado na Avenida Washington Luiz, 112. O telefone para mais informações é o 3226-3430.


Tags:  

Galeria