Adequações na CME somam mais de R$ 355 mil
Estão inclusas nas melhorias a ambiência setorial e compra de novos equipamentos


08/08/2019 15:38:12 Assessoria de Imprensa | Bianca Santos NOTÍCIAS

Foram finalizadas na última semana de julho as adequações da Central de Materiais e Esterilização (CME) do Hospital Regional de Presidente Prudente ‘Dr. Domingos Leonardo Cerávolo’. Ao todo, as adequações ficaram em torno de R$ 355 mil.

Iniciadas no mês de abril, as modificações deram um uma cara nova ao setor que é responsável por preparar, controlar e distribuir os materiais esterilizados requeridos por todas as clínicas do hospital que atuam na assistência ao paciente.  

Segundo a enfermeira coordenadora da CME, Edileusa de Oliveira Mativi, uma das melhorias de destaque está a substituição de duas autoclaves antigas por aparelhos novos e modernos com menor tempo de esterilização e maior capacidade do que as que haviam anteriormente na área limpa. “Além disso, na área suja tivemos a aquisição de uma termodesinfectadora - equipamento que lava todo o material hospital e realiza a desinfecção -, nós tínhamos duas, e, agora temos a terceira que vai nos possibilitar buscar a melhoria de uma meta que é o índice de sujidade em instrumental cirúrgico no processo de inspeção. Esse é um indicador exigido pelo CQH [Selo de Compromisso com a Qualidade Hospitalar], nós temos um índice alto e o atual objetivo desse terceiro equipamento é reduzir o número”, explicou a coordenadora.

Em relação à melhoria na ambiência, três áreas foram contempladas: expurgo, área de preparo e esterilização. “Nestes locais foram plotadas imagens e frases que alegram as colaboradoras. Eu ouvi muito da equipe que são frases fortes e motivacionais que levam à reflexão diária, isso é fantástico”, completou Edileusa.  

 

Opinião da equipe

A técnica em enfermagem da CME há 19 anos desde a época do antigo Hospital Universitário (H.U), Ana Paula Nunes, enfatiza o quanto ficou feliz com as atuais mudanças do setor. “A mudança não é só no espaço físico, mas também no relacionamento entre a equipe. Mas não posso deixar de lembrar das aquisições das novas autoclaves pneumáticas, a porta não requer muito esforço quanto antes e reflete ergonomicamente na nossa saúde”, finalizou.  

 

Premiação em Sustentabilidade

Em junho de 2014, a Central de Materiais e Esterilização (CME) do Hospital Regional foi outorgada com o selo Pró-Sustentabilidade, emitido pelo Instituto MAIS, “por contribuir com a melhoria do meio ambiente natural e humano”. O reconhecimento se deve ao uso do equipamento ASP-Sterrad, uma máquina de esterilização que, ao contrário das autoclaves tradicionais, não emite calor nem consome água.


Tags: