HR inicia ações da campanha "Outubro Rosa"
mês é voltado para a conscientização do combate contra o câncer de mama.


14/10/2019 10:47:25 Assessoria de Imprensa NOTÍCIAS

A campanha “Outubro Rosa” teve início no Hospital Regional de Presidente Prudente nesta quinta-feira, no anfiteatro da unidade, com uma manhã de palestras sobre o tema, ministradas pelo oncologista André Genaro e pelo mastologia Rafael de Sá.

Mulheres acima dos 40 anos estão convocadas para entrar na luta contra o Câncer de Mama. E a conscientização é o primeiro passo para conseguir combater esse mal, que é a segunda maior causa de morte por câncer no mundo.

De janeiro a setembro de 2019, o setor de oncologia do Hospital Regional de Presidente Prudente, registrou um aumento de 9% no atendimento de pacientes com câncer de mama, em relação ao ano passado.

Segundo o oncologista da unidade, Dr. André Genaro, esse aumento tem sido visto em todo o mundo. “No Brasil, a previsão é que sejam diagnosticados 60 mil novos casos de câncer de mama. Além disso, temos visto que as mulheres estão cada vez mais conscientes, fazendo mais exames. É importante que continuemos conversando sobre esse assunto, para que cada vez mais mulheres tenham o costume de fazer anualmente a mamografia, principalmente, aquelas acima dos 40 anos”, destaca Genaro.

Uma luta possível de vencer

Silvana Regina Firmino, de 45 anos, foi a primeira paciente da oncologia do Hospital Regional a receber alta de um tratamento contra o câncer. Foram mais de cinco anos de acompanhamento e luta diária, que resultaram na vitória da vida contra o câncer.

“Eu descobri que tinha câncer de mama com 40 anos, depois de uma mamografia. Apesar do choque e da tristeza, eu acreditei de verdade e fiz todo o tratamento corretamente. Foi até inacreditável quando recebi alta, mas a alegria foi imensa”, lembra Silvana.

“Acreditem na cura através do tratamento. Faça o que o médico te pede, mesmo com as dificuldades. Precisamos ter fé e seguir o que precisa ser feito. Temos que lutar para conseguir”, afirma.

Programação do Outubro Rosa

10/10, às 10h – Abertura no anfiteatro do Hospital Regional;

11/10, às 10h – Orientações com pacientes e acompanhantes no AME e palestra com o mastologista Rafael de Sá, com as colaboradoras da unidade, na sala de reuniões do AME;

15/10, às 9h – Palestra com a psicóloga Regina Mícolis e entrega de lenços para as pacientes oncológicas, pelo grupo de voluntárias “Amigas do Peito”, no setor de oncologia do HR;

26/10 – Mutirão de prevenção ao câncer de mama para as colaboradoras do HR e AME


Tags:  

Galeria