Nefrologistas do HR e AME participam do 1º Fórum Municipal de Doença Renal
A atividade é da Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico (Carim)


16/04/2015 15:57:44 Paulo Fernandes NOTÍCIAS

Foi realizado em Presidente Prudente o 1º Fórum Municipal da pessoa com Insuficiência Renal Crônica e Transplantada. O evento de iniciativa da Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico e Transplantado (Carim), teve a presença dos médicos nefrologistas do Hospital Regional de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo” e do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), Doutor Gustavo Navarro Betônico e Doutora Luciana Kelly Camargos Bastista.

 

Participaram também pacientes portadores de doença renal crônica, autoridades do município, acadêmicos, profissionais da saúde, além do diretor administrativo do HR e do AME, Frei Jacó.

 

A atividade foi realizada na manhã desta quinta-feira (16/04) no auditório “Sebastião Jorge Chammé” no Centro Cultural Matarozo. Dr. Gustavo Navarro ministrou a palestra “Introdução da Doença Renal Crônica: Tratamento e Prevenção”. Segundo ele, é necessário estar atento aos fatores de risco para identificar a doença renal. “Estamos falando de uma doença silenciosa. Cerca de 10% da população brasileira tem doença renal e não sabe. Isso, porque alguns sintomas só aparecem quando a doença está avançada. A boa notícia é que temos tratamento. Porém, há dificuldade de o paciente chegar até o início do tratamento mais correto”, disse.

 

Já a médica Luciana Kelly abordou em sua palestra “Polícia de Humanização”, as primeiras e atuais conquistas para o tratamento do paciente renal crônico. “A valorização dos diferentes sujeitos implica no processo de atendimento da saúde. Foi olhando para o usuário que pela Polícia Nacional de Humanização surgiu a Política Nacional de Atenção ao Portador de Doença Renal. Por meio dela, que hoje, o tratamento é mais acessível. Ainda há muito o que se fazer para melhorar sempre mais. No entanto, houve um avanço muito importante no processo de cuidado aos pacientes, principalmente pelo tratamento renal crônico ser feito exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde”, explanou.

 

Na programação do fórum ainda esteve presente o promotor de justiça Mário Coimbra , a nutricionista Maria Tatiana Viviane e o depoimento de dois pacientes sendo um com doença renal crônica em tratamento e outro transplantado.

 

“Sempre pensei em levar a população as dificuldades da doença renal crônica. Hoje, fico emocionada e satisfeita com a realização desse fórum”, enalteceu a fundadora da Carim, Sumaia Pereira.


Tags: