No Dia Mundial da Voz, palestra leva conhecimento sobre Saúde Vocal
Especialistas dão dicas de como preservar as cordas vocais e evitar lesões


16/04/2015 16:10:17 Iury Greghi NOTÍCIAS

Em comemoração ao Dia Mundial da Voz, celebrado nesta quinta-feira (16/04), o Hospital Regional de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo” reuniu cerca de 100 funcionários no auditório da unidade, para serem orientados sobre como preservar as cordas vocais e os riscos do mau uso da voz.  O treinamento foi ministrado pela fonoaudióloga Mariana Passos Rodrigues e o otorrinolaringologista Gabriel Ramalho.  

 

Participaram da atividade aqueles funcionários que mais utilizam  a comunicação verbal no seu dia a dia e que, por isso, estão mais vulneráveis a desenvolver alguma patologia, como as telefonistas, recepcionistas, secretárias de unidade, assistentes sociais, entre outros profissionais do HR e também do Ambulatório Médico de Especialidades (AME).

 

Conforme o médico, o mau uso da voz é fator determinante no aparecimento de lesões, como os nódulos (também chamados de “calos”), cistos e edemas nas pregas vocais. “Rouquidão, perda da voz, ardência na garganta e dificuldade para respirar são sinais de que você pode estar com alguma lesão”, expõe Ramalho.

 

O grupo também aprendeu algumas práticas de aquecimento vocal. Alongamentos, técnicas de respiração e projeção vocal fazem parte desta lista de exercícios, que são “fundamentais para quem tem a voz como instrumento de trabalho”, explica Rodrigues.

 

Ao término do treinamento, cada um recebeu um kit contendo os dois principais “aliados” da voz: água, que hidrata a laringe, e maçã, que atua como um adstringente das cordas vocais.

 

Dicas para cuidar da voz

 

Conforme Rodrigues, bastam algumas medidas simples para evitar o desenvolvimento de lesões no aparelho vocal. Entre elas:

 

- Não fumar

- evitar forçar a voz

- não gritar ou cochichar

- Não pigarrear excessivamente

- Ingerir pelo menos dois litros de água por dia

- Evitar bebidas alcoólicas

- Evitar ambientes com mofo ou muita poeira

- Evitar cafeína 

 


Tags:  

Galeria