HR é homenageado na Câmara por 1ª captação de coração
Hospital recebeu duas moções de aplausos da Casa de Leis


22/04/2015 17:27:36 Iury Greghi NOTÍCIAS

O Hospital Regional de Presidente Prudente "Doutor Domingos Leonardo Cerávolo" foi homenageado na Câmara Muncipal na tarde desta quarta-feira (22/04), após a unidade  ter realizado a primeira captação de coração para transplante em toda a região, no dia 8 de abril.

 

O Hospital Regional de Presidente Prudente "Doutor Domingos Leonardo Cerávolo" foi homenageado na Câmara de Vereadores de Presidente Prudente na tarde desta quarta-feira (22/04), após a unidade  ter realizado a primeira captação de coração para transplante em toda a região, no dia 8 de abril.

Foram apresentadas e aprovadas duas moções de aplausos, uma em nome do próprio hospital e outra para a equipe da Comissão Intra-hospitalar de Transplante de Órgãos do HR. Ambos os documentos são de autoria do vereador Natanael Gonzaga da Santa Cruz (PSDB).

Participaram da homenagem, o diretor administrativo do hospital, Frei Jacó, o médico presidente da comissão de transplantes, Renato Mazzaro Ferrari e a enfermeira Janaíne Fernanda dos Santos Souza.

Após receber a moção das mãos do presidente da Câmara, Ênio Luiz Tenório Perrone (PSD), Frei Jacó usou a tribuna para agradecer a homenagem feita pela Casa de Leis e ressaltou o compromisso do hospital em continuar estimulando as captações. 

"Nosso objetivo é fazer com que as captações de órgãos no HR sejam cada vez mais frequentes e eficazes, capacitando nossas equipes e ampliando nossa estrutura física para que isso ocorra", disse.

Em seu discurso, Ferrari fez um agradecimento àqueles que, segundo o médico, são "os grandes responsáveis pelo sucesso do procedimento". "Essa homenagem não deve ser feita apenas a mim ou ao Frei Jacó, mas sim à família do doador, por ter respeitado o desejo dele em vida e ajudado a salvar outras sete pessoas". 

Para o autor da moção, a captação inédita "é digna de elogios". "Sabemos da grande demanda do hospital, dos pacientes que vêm de toda a região para buscar atendimento e, mesmo com essas dificuldades, o hospital consegue avançar em cirurgias e procedimentos como esse", disse Natanael.  

 

Procedimento inédito 

A primeira captação de coração no HR ocorreu na madrugada de 8 de abril em um homem de 32 anos, que morreu após sofrer um traumatismo craniano. O procedimento durou cerca de 5 horas e contou com dois médicos do Instituto do Coração (Incor) de São Paulo e quatro do Hospital  Albert Einstein. Além do coração, foram captadas córneas, fígado, rins e pâncreas.

 


Tags: