Líder como formador e facilitador na dinâmica do trabalho é tema de palestra
Capacitação apontou o principal papel da liderança na evolução organizacional


18/05/2015 10:36:17 Paulo Fernandes NOTÍCIAS

Cerca de 80 colaboradores do Hospital Regional “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo” e do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Presidente Prudente participaram de uma capacitação com o professor de ensino superior e mestre em educação, Fábio Luiz Nogueira sobre o papel da liderança como formador e facilitador na dinâmica do trabalho.

 

Segundo Nogueira, o papel do líder se torna cada vez mais importante nas organizações, no sentido de formar a equipe e identificar colaboradores potenciais. “No passado uma seleção em recursos humanos era feita pela qualificação do currículo. Aqueles entre os melhores eram selecionados. Hoje, isso apenas não basta. A pessoa precisa ser capacitada na teoria e na prática para execução do trabalho. E, na maioria das vezes, é papel do líder formar esse colaborador. ”, disse.

 

“O líder que, na maior parte do seu tempo se dedica a operacionalizar, tem pouco tempo para gerenciar”, enfatizou o palestrante ao destacar que o bom líder é aquele que dá espaço para que seus liderados exerçam suas atividades sem se sentir ameaçado. Compartilhar o conhecimento e conquistar a equipe para que dela possam sair novos líderes.

 

Entre as principais virtudes de um líder, Nogueira enfatiza que a paciência precisa estar no topo da lista, para que se esgotem todas as oportunidades ao liderado no processo de formação antes de tomar a decisão de dispensá-los das atividades. 


Tags: