Pacientes da Pediatria e Oncologia participam de Festa Junina
Atividades contam com decoração junina, brincadeiras e pratos típicos


22/06/2015 15:34:17 Iury Greghi NOTÍCIAS

Bandeirolas, barracas, brincadeiras e música caipira quebraram a rotina das Clínicas de Pediatria e Oncologia do Hospital Regional de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo”. O clima junino tomou conta das enfermarias e contagiou pacientes, acompanhantes e colaboradores.

Não haveria Festa Junina sem os tradicionais pratos típicos: bolo de milho, canjica, chocolate quente, salgados, pipoca, entre outros quitutes foram degustados e aprovados pelos “foliões”. Todos os pratos foram preparados pelo Serviço de Nutrição e Dietética do HR, com baixo teor de açúcar e respeitando as orientações nutricionais dos pacientes.

Os festejos juninos já são tradicionais na clínica de Pediatria. Segundo o coordenador da enfermaria, José Carlos Pardo, as ações são planejadas como uma estratégia de humanizar o ambiente hospitalar. ”É um momento em que as crianças podem interagir umas com as outras e sair da rotina muitas vezes estressante de uma internação”.

Na oncologia, a confraternização ocorreu logo após a missa semanal, celebrada pelo capelão do HR, padre Paulo Nunes. Segundo a enfermeira coordenadora, Raquel Sanches Cardoso, promover este tipo de atividade faz com que o paciente se sinta “acolhido” pela instituição hospitalar. “Sabemos que o tratamento de uma neoplasia maligna é delicado e deixa a pessoa debilitada, por isso pensamos na melhor maneira de deixá-los à vontade que se sintam acolhidos aqui dentro”, diz.

Outras datas festivas também são lembradas anualmente pelas duas clínicas, como o Natal a Páscoa e o Dia das Mães,. As confraternizações na Oncologia ocorrem na recepção da enfermaria, enquanto as da Pediatria são feitas na área externa, onde também são realizadas atividades recreativas com as crianças em internação. 

 


Tags: