Parada Cardiorrespiratória é tema de abertura da 6ª Jornada de Enfermagem do HR
Palestra foi conduzida pela professora Ana Paula Brambila


24/06/2015 14:41:37 Iury Greghi NOTÍCIAS

O papel do profissional de enfermagem no atendimento de Parada Cardiorrespiratória foi o tema abordado na abertura da 6ª Jornada de Enfermagem do Hospital Regional de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo”, na noite desta terça-feira (23/06), no anfiteatro do HR.  Cerca de 250 pessoas, entre colaboradores e estudantes, participaram da palestra, conduzida pela professora universitária e enfermeira Ana Paula Brambila.

Segundo ela, a parada cardiorrespiratória é uma intercorrência que pode atingir a pacientes de qualquer clínica ou setor de um hospital, por isso é importante que todos os profissionais que lidam com a assistência estejam preparados para atuar nesses casos. “Mesmo aqueles que já sabem como proceder nesse tipo de situação, é preciso se manter atualizado sobre novos conceitos e técnicas que surgem a todo momento”, comenta.

Para a gerente de enfermagem do Hospital Regional, Rosinês de Jesus Neves Oliveira, trata-se de um tema que demanda um conhecimento amplo e que não se restringe apenas à enfermagem, por isso foi escolhido para abrir a jornada. Ela também elogiou a participação maciça do público-alvo na noite de abertura. A participação no evento tem crescido ano a ano, o que mostra o interesse do profissional em se manter em constante atualização”, diz.

Durante a cerimônia de abertura, o diretor administrativo do HR, Frei Jacó, salientou a importância do trabalho do enfermeiro no contexto hospitalar.  “A própria origem do nome ‘enfermagem’ remete a criar, cuidar e também à figura materna, e o trabalho que este profissional desempenha é exatamente este. É cuidar do enfermo com um amor quase materno”.  


Tags: