Mutirão interno de Catarata realiza 193 atendimentos no AME
Pacientes passaram por bateria de exames e já saíram com cirurgia marcada


30/06/2015 10:26:24 Iury Greghi NOTÍCIAS

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Presidente Prudente realizou neste sábado (27/06) o terceiro mutirão interno de combate à catarata em 2015. Na oportunidade, foram atendidos 193 pacientes diagnosticados com a doença. Eles passaram por uma bateria de exames e já saíram da unidade com cirurgia agendada para as próximas semanas.

 Ao chegarem à unidade, os pacientes passavam por uma entrevista e entravam em um circuito de exames, que incluía acuidade visual, biomicroscopia, mapeamento da retina e biometria. Também houve orientações quanto à data da cirurgia e o período pós –cirúrgico.

 Os atendimentos foram feitos pelos oftalmologistas Fernando Buzatto, Juliana Carolina Contrera e Marcussi Palata Rezende, além de uma equipe de 10 residentes em oftalmologia e 23 acadêmicos da Faculdade de Medicina da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste).

 Conforme Buzatto, a catarata é uma doença caracterizada pela opacidade do cristalino – uma lente natural que fica atrás da pupila. A maior parte dos diagnósticos ocorre em pessoas com mais de 50 anos.

 “Os primeiros sinais da catarata são a perda progressiva da acuidade visual, ou seja, a pessoa sente que está aos poucos ficando com a visão embaçada, o que prejudica a realização de atividades comuns do seu cotidiano”, explica. Para evitar esse tipo de transtorno, o médico recomenda que a população consulte um oftalmologista pelo menos uma vez ao ano.


Tags: