Número de pacientes com Hepatite C cresce 53%
De janeiro a maio, foram atendidos 528 pacientes diagnosticados com a doença


01/07/2015 08:03:23 Iury Greghi EVENTOS

De janeiro a maio deste ano, o ambulatório de Hepatites virais do Hospital Regional de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo” recebeu 528 pacientes com o tipo C da doença. O número é 53% maior do que o registrado no mesmo período de 2014, quando 345 portadores do vírus foram atendidos.    

De acordo com o infectologista e coordenador do ambulatório de Hepatites virais do HR, Alexandre Martins Portelinha Filho, o tipo C é transmitido principalmente pelo contato com sangue contaminado.  Trata-se de uma doença crônica e silenciosa, pois não apresenta sintomas nos estágios iniciais.

“Ainda há uma grande parcela da população que tem a hepatite C e não sabe, principalmente aqueles com mais de 40 anos”, explica. O grupo de risco inclui Indivíduos que fazem uso de drogas injetáveis, medicações endovenosas, seringas de ferro ou fizeram transfusões de sangue há mais de 20 anos. Caso não seja tratada, a hepatite evolui para cirrose hepática e câncer de fígado, podendo levar à falência do órgão e necessidade de transplante.

Embora seja uma doença grave, o médico ressalta que os índices de cura são altos. “Novos medicamentos devem chegar ao mercado ainda este ano, que elevarão a taxa de recuperação para cerca de 90% dos casos”, relata.

 

 

As ações para estimular o diagnóstico da hepatite C têm trazido resultados satisfatórios, segundo Portelinha, que também é coordenador do Programa DST/Aids de Presidente Prudente. “Com os testes rápidos, em 30 minutos a pessoa pode descobrir se tem Hepatite C e outras doenças virais, e, em caso positivo, já iniciar o tratamento”, declara. O teste rápido de Hepatite B, C, Sífilis e HIV estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e na sede do programa. 


Tags:  

Galeria