Número de pacientes com Hepatite C cresce 47%
528 pacientes com a doença foram atendidos no 1º semestre


29/07/2015 07:45:50 Iury Greghi NOTÍCIAS

De janeiro a julho deste ano, o ambulatório de Hepatites virais do Hospital Regional de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo” realizou 617 atendimentos com o tipo C da doença. O número é 47% maior do que o registrado no mesmo período de 2014, quando 420 portadores do vírus foram atendidos. O combate à doença está em evidência nesta semana, em que se celebra o Dia Mundial de Luta contra as hepatites virais (28 de julho).

Para marcar a data, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo lançou nesta segunda-feira (27/07) um censo inédito que tem como objetivo mapear o real número de pessoas com hepatite C no Estado, a fim de ampliar e fortalecer as políticas de prevenção e tratamento. Os portadores de hepatite C de todo o Estado deverão preencher um cadastro online, disponível no site da Secretaria (http://www.saude.sp.gov.br/).

  De acordo com o infectologista e coordenador do ambulatório de Hepatites virais do HR, Alexandre Martins Portelinha Filho, o tipo C é transmitido principalmente pelo contato com sangue contaminado.  Trata-se de uma doença crônica e silenciosa, pois não apresenta sintomas nos estágios iniciais.

“Ainda há uma grande parcela da população que tem a hepatite C e não sabe, principalmente aqueles com mais de 40 anos”, explica. O grupo de risco inclui Indivíduos que fazem uso de drogas injetáveis, medicações endovenosas, seringas de ferro ou fizeram transfusões de sangue há mais de 20 anos. Caso não seja tratada, a hepatite evolui para cirrose hepática e câncer de fígado, podendo levar à falência do órgão e necessidade de transplante.

Embora seja uma doença grave, o médico ressalta que os índices de cura são altos. “Novos medicamentos devem chegar ao mercado ainda este ano, que elevarão a taxa de recuperação para cerca de 90% dos casos”, relata.

As ações para estimular o diagnóstico da hepatite C têm trazido resultados satisfatórios, segundo Portelinha, que também é coordenador do Programa DST/Aids de Presidente Prudente. “Com os testes rápidos, em 30 minutos a pessoa pode descobrir se tem Hepatite C e outras doenças virais, e, em caso positivo, já iniciar o tratamento”, declara. O teste rápido de Hepatite B, C, Sífilis e HIV estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e na sede do programa.

Campanha estadual

O censo idealizado pela Secretaria de Saúde se ampara na necessidade de aprimorar as ações de prevenção e controle da doença que, por seu perfil assintomático, permite a subnotificação de casos.

Desde 2000, foram notificados 68.297 casos em SP, número que representa apenas 0,1% da população paulista segundo o IBGE.. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 3% da população mundial esteja infectada com o vírus da hepatite C.


Tags:  

Galeria