Cadastramento de Esclerose Múltipla gera otimismo para referenciamento no HR
Campanha encerrou com resultados positivos e gestos concretos diz neurologista


28/08/2015 17:13:52 Paulo Fernandes NOTÍCIAS

Cerca de 50 pacientes diagnosticados com Esclerose Múltipla (EM) compareceram ao cadastramento realizado no Hospital Regional de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo” durante esta sexta-feira 28/08, atividade em alusão ao dia nacional de conscientização sobre a doença, lembrado no próximo dia 30/08.

Mesmo o número sendo menor do que o esperado, a médica neurologista, coordenadora da campanha, Maria Teresa Fernandes Castilho Garcia, avalia como positiva a ação, tendo em vista os efeitos causados pela mobilização social.

“Além de mapear os diagnósticos, nosso objetivo era chamar a atenção das autoridades locais e de toda sociedade para a realidade do tratamento da Esclerose Múltipla na região e concluímos a campanha com grandes expectativas e gestos concretos que sinalizam a possibilidade de Presidente Prudente poder um Centro de Referência”, pontuou.

A ação foi realizada das 08h30 às 15h no HR. Pela manhã, cerca de 100 pessoas participaram de uma palestra de conscientização e ouviram relatos de pacientes da região que lidam com a doença. Estiverem presentes autoridades, como procurador do Estado, José Roberto Castilho, o presidente da Câmara de Vereadores de Presidente Prudente, Ênio Perrone (PSD), o diretor do Departamento Regional de Saúde (DRS – XI) Jorge Yochinobu Chihara, o diretor administrativo do HR, Frei Jacó e o advogado Zelmo Denari.

Os sinais de busca ativa para referência a capital do Oeste Paulista no tratamento da EM foram pontuados pelo diretor do Departamento Regional de Saúde (DRS – XI) Jorge Yochinobu Chihara, que esteve presente no evento. De acordo com o Chihara, será protocolado junto a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo um pedido oficial para o referenciamento. “Quando se busca ser Centro de Referencia um dos obstáculos é o recurso humano para a realização das atividades. E tendo interesse dos profissionais, tendo estrutura hospitalar como temos no Hospital Regional e tendo demanda de pacientes, acredito que a viabilidade para que isso aconteça será mais concreta. Vamos buscar junto a Secretaria de Saúde quais são as exigências necessárias para que os pacientes da nossa região possam ser atendimento aqui tendo mais qualidade de vida”, disse.

“Esse é um momento muito importante para nossa região e nos colocamos à disposição do Departamento Regional de Saúde, dos médicos e pacientes para que possamos assegurar o atendimento aos pacientes”, pontuou Frei Jacó ao apoiar a instalação do centro na unidade.

Cadastros

Sobre o número de cadastro, a médica neurologista,  Maria Tereza revela que já era esperado que o número fosse limitado devido tratamento da doença. “Sabemos que cerca de 80 pacientes já são cadastrados na Farmácia de Medicamentos Especializados. Dos que participaram da ação, muitos ainda compram o medicamento e fazem o tratamento em centro com Botucatu e Ribeirão Preto. Nosso trabalho agora será de orientá-los, continuar a busca por mais pacientes e se colocar à disposição no que for necessário para a viabilidade do referenciamento no Hospital Regional”, concluiu.

Em Presidente Prudente ação é realizada pela disciplina da neurologia da Faculdade de Medicina na Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), em parceria com a Liga de Neurociências e o Hospital Regional. 

Serviço

Os pacientes que não puderam comparecer ao cadastramento podem fazer contato pelo e-mail neurocienciasunoeste@gmail.com.


Tags: