Dia da Saúde e Nutrição: Nutricionista do HR dá dicas de boa alimentação
Ministério da Saúde publíca guia de bolso com 10 passos de hábitos saudáveis


31/03/2016 08:18:43 Paulo Fernandes EVENTOS

O Ministério da Saúde instituiu o dia 31 de Março com o Dia Nacional da Saúde e Nutrição. O objetivo desta data é incentivar as pessoas a pensar sobre as escolhas na hora de fazer uma boa alimentação. Afinal, essas escolhas refletem inteiramente em nossa qualidade de vida.

Segundo uma das nutricionais do Hospital Regional de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo”, Renata Aparecida Martins Viana, a nutrição faz parte da vida do ser humano desde o momento da sua concepção, iniciada ainda na barriga da mãe, desde o início da vida essa ciência se aplica de forma natural e indispensável em cada fase, na gestação, no nascimento, na infância, na adolescência, na vida adulta e na melhor idade; em cada uma delas as necessidades nutricionais variam, porém em todos os momentos se faz necessário uma boa nutrição para recuperação, manutenção e promoção da saúde.

“Atualmente a correria do dia a dia tem feito com que as pessoas não dediquem tempo suficiente para fazer uma refeição adequada. O consumo de alimentos prontos, industrializados tem crescido demasiadamente. Faz-se necessário um esforço na busca por uma alimentação saudável, já que esta se relaciona intimamente com a boa saúde”, enfatiza.

A especialista ainda dá algumas dicas para uma alimentação saudável, levando a boa nutrição do organismo:

-> Aumente e varie o consumo de frutas, legumes e verduras:

Elas são ricas em  vitaminas, minerais e fibras. As vitaminas e  minerais colaboram na manutenção e no bom funcionamento do organismo. E as fibras regulam o funcionamento intestinal, dão sensação de saciedade, e podem atuar prevenindo várias doenças.

 

->Coma feijão pelo menos uma vez ao dia:

Varie os tipos de feijões usados e as formas de preparo. Use também outros tipos de leguminosas como soja, grão-de-bico, lentilha, etc. Coma feijão com arroz na proporção de 1 para 2. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde!

 

->Reduza o consumo de sal:

Tire o saleiro da mesa. O sódio é essencial para o bom funcionamento do organismo, mas o excesso pode levar ao aumento da pressão do sangue (hipertensão), e outras doenças. Evite temperos prontos, alimentos enlatados e embutidos. Use ervas frescas para realçar o sabor.

 

->Evite o consumo de alimentos gordurosos:

Carnes com gordura aparente, salsicha, mortadela, frituras e salgadinho. Prefira os alimentos cozidos ou assados, leite e iogurte desnatados e queijos brancos.

 

->Faça de 5 a 6 refeições por dia:

café da manhã, almoço, jantar e os lanches! Não pule as refeições. Para lanche e sobremesa prefira frutas.

 

->Mantenha o seu peso dentro dos limites saudáveis:

->Consuma com moderação:

Alimentos ricos em açúcar, como doces, bolos, e biscoitos. Prefira os cereais integrais

 

->Aprecie sua refeição e coma devagar:

Faça de sua refeição um ponto de encontro com a família. Não se alimente assistindo TV ou lendo livros e revistas. Reserve um tempo do seu dia para as refeições fazendo delas, momentos prazerosos.

 

->Seja ativo!

Procure fazer uma atividade física com orientação do profissional educador físico.

 

Guia de Bolso

Pensando em auxiliar ainda mais as pessoas em uma boa alimentação, o Ministério da Saúde lançou um Guia Alimentar para a População Brasileira, em formato de “Dez Passos para uma Alimentação Saudável”, para orientar nas escolhas alimentares saudáveis.

Nele é possível encontrar uma lista com mais de 50 exemplos de porções de alimentos, que podem ajudar a montar um cardápio saudável para sua rotina e ainda, como calcular e acompanhar o Índice de Massa Corporal (IMC).

Acesse o GUIA completo.


Tags:  

Galeria