Pacientes da psiquiatria no HR recebem Dia de Beleza
Atividades como esta contribuem para a evolução do processo de cuidar


26/04/2016 09:45:38 Paulo Fernandes NOTÍCIAS

Cerca de 20 pacientes internados no Polo de Atenção Integral a Saúde Mental (PAI), a clínica de psiquiatria do Hospital Regional de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo”, receberam um Dia de Beleza proporcionado por colaboradores da unidade e alunos de enfermagem da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste).

A inciativa da ação é da terapeuta ocupacional da clínica, Karina Borges Fernandes. Segundo ela, ações simples como esta, ajudam na evolução do tratamento. “Por vezes, o paciente psiquiátrico deixa de se conhecer, de sentir parte do mundo e a aparência contribui muito com a autoestima dele. Ações simples, como fazer a barba, por exemplo, pintar as unhas, reavivam no paciente a vontade de ser alguém mais feliz. Uma atividade assim, trabalha o corpo e a mente do paciente”, explicou.

Para a docente de enfermagem, Aline Buriola, as atividades funcionam como quebra de barreiras entre o enfermeiro e o paciente, contribuindo para a evolução do processo do cuidar. “Geralmente os pacientes são fechados com a enfermagem. A única relação que eles têm com o profissional é para receber remédios, curativos, orientações sobre o tratamento. Desde forma, a aproximação lúdica é tão interessante que muitos pacientes acabam por revelar assuntos, condições clínicas, que não falariam em uma consulta, e geralmente, são informações de grande importância para o rumo do tratamento. Para o aluno de enfermagem, estimula o outro lado do cuidar. A humanização em acolher o paciente e não a patologia”, disse.

 

Mexendo com o corpo, cuidando da mente

A oficina de beleza acontece de maneira frequente na clínica e é conduzida de forma voluntárias pelos alunos e colaboradores, até mesmo o material utilizado. De acordo com a terapeuta ocupacional, Karina Fernandes, realiza-la assim, também é uma estratégia para estimular a solidariedade entre os colaboradores do HR. “Nós perguntamos para quem tem perfumes em casa que não usa mais, material para maquiagem, estética. Estimula a pensar no outro", enfatizou.

Além do Dia de Beleza, também são desenvolvidas na clínica atividades, como oficina de música e dança, atividades de alongamento e relaxamento, além das festas comemorativa as datas alusivas.

  


Tags:  

Galeria