HR de Prudente faz primeira captação de órgãos simultânea
Na oportunidade, também foi captado o primeiro coração para doação este ano


20/06/2016 16:01:32 Texto: Paulo Fernandes | Imagens: Iury Greghi NOTÍCIAS

O Hospital Regional de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo” realizou nesse domingo (19/06) a primeira captação de órgãos simultânea na unidade, com dois pacientes doadores ao mesmo tempo. O HR recebeu quatro equipes de captação, entre elas a do Instituto do Coração de São Paulo (Incor), que na oportunidade, captou no HR o primeiro coração para doação este ano.

Uma equipe de médicos de Ribeirão Preto foi a responsável pela captação do fígado, a Organização de Procura de Órgãos (OPO) de Marília captou os rins e a Santa Casa de Presidente Prudente as córneas.

Um homem de 32 anos e uma mulher de 68 foram os verdadeiros protagonistas dessa ação. Cada um poderá salvar até 8 pessoas, segundo o médico coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Captação de Órgãos (CIH) do HR, Renato Ferrari. “Para ser um doador, basta que a pessoa manifeste sua vontade para os familiares em vida. Um gesto simples de um sim, pode transformar a vida de muitos. Especialmente quem espera por um coração, que na maioria das vezes, são pacientes graves com risco de morte”, explicou.

Sobre a captação simultânea, Ferrari apontou que é resultado da estrutura que o HR tem e a qualidade técnica da equipe intra-hospitalar. “O processo para captação de órgãos não é simples. É necessário concluir o protocolo de morte cefálica, encaminhar a documentação adequada para a Central de Transplantes, o relacionamento com a família, que é fundamental, além de organizar a logística de equipe, preparação do centro cirúrgico, dos materiais adequados, chegada e partida dos órgãos. Hoje, conseguimos fazer o dobro desse trabalho e ajudamos a salvar muitas vidas. Sem dúvidas, estamos no caminho certo e, cada vez mais, preparados para quem sabe mais a frente, iniciarmos um processo de realização de transplantes no HR”, apontou o médico.

O coração foi conduzido com a escolta da Polícia Militar Rodoviária para o aeroporto de Presidente Prudente e, em um voo fretado, seguiu para São Paulo onde o receptor já aguardava para a realização do procedimento cirúrgico. 


Tags:  

Galeria