Enfermeiros do HR participam de treinamento em ressuscitação
Novas diretrizes foram ministradas por enfermeiros residentes do hospital


20/06/2016 11:18:39 Iury Greghi NOTÍCIAS

As novas diretrizes internacionais em suporte avançado de vida foram ministradas à equipe de enfermagem do Hospital Regional de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo”, durante uma capacitação ministrada durante toda a semana por enfermeiros dos programas de Residência Multiprofissional do HR. O treinamento foi realizado com o apoio da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), no laboratório dos cursos de Saúde da instituição de ensino.

De acordo com o coordenador do Centro de Educação Continuada do hospital, Valdir Petenati Filho, a capacitação visou atualizar os profissionais quanto às técnicas de ressuscitação em casos de paradas cardiorrespiratórias, com base em protocolos de 2015 e que têm validade até 2020. Ao todo, cerca de 160 enfermeiros receberam as orientações ao longo da semana, divididos em grupos de aproximadamente 30 pessoas.

Além de assistirem às explanações teóricas dos enfermeiros residentes, cada encontro era encerrado com uma simulação realística de um atendimento de parada cardiorrespiratória. “Quatro voluntários simulavam a assistência ao paciente em um boneco extremamente realista, que tem pulsação, respiração e reage a estímulos, o que facilita a compressão da técnica”, expõe Petenati.

O treinamento foi uma iniciativa da Gerência de Enfermagem do HR em parceria com a coordenação do curso de enfermagem da Unoeste.  As aulas foram ministradas pelos enfermeiros residentes Luiz Carlos Souza de Oliveira e Lucilene Aparecida de Souza (Urgência/trauma), Renata Videira Andrade dos Santos e Ana Carolina de Faccio Azevedo (Intensivismo).

 


Tags:  

Galeria