FME completa 6 anos com mais de 1,4 milhão de pacientes atendidos
Neste período, farmácia já dispensou 1,3 milhão de medicamentos


13/07/2016 17:08:13 Iury Greghi NOTÍCIAS

A Farmácia de Medicamentos Especializados (FME) de Presidente Prudente completa seis anos neste mês de julho, servindo aos 45 municípios do Departamento Regional de Saúde (DRS-11). Neste período, a unidade já ultrapassou a marca de 1,4 milhão de pacientes atendidos, uma média de 242 mil pessoas recebidas por ano.

Desde o início das atividades, a FME já dispensou 1,3 milhão de medicamentos aos pacientes, ou cerca de 220 mil ao ano. A farmácia dispõe hoje de 264 tipos de medicamentos, todos disponibilizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Tais medicações são prescritas para o tratamento de 101 patologias e situações clínicas diferentes.

Reconhecida em dezembro de 2014 como a melhor farmácia pública do Estado de São Paulo, em pesquisa realizada pela Secretaria de Estado da Saúde com usuários do SUS, a FME conta hoje com uma equipe de 30 profissionais, entre eles, três farmacêuticos, nove auxiliares de Farmácia e 18 recepcionistas.

Em novembro de 2015, a unidade foi a primeira a ser contemplada com os novos medicamentos fornecidos pelo Ministério da Saúde para tratamento da Hepatite C. Hoje, segundo a coordenadora da farmácia, Vitória Spir, cerca de 200 pacientes recebem as novas medicações, que revolucionaram o tratamento da doença.

“Além de termos saído na frente com a dispensação destes medicamentos, hoje somos a farmácia com maior número de pacientes recebendo a nova terapia da Hepatite C, o que demonstra a eficiência a agilidade do serviço”, declara Spir.

Em pesquisa desenvolvida pelo médico infectologista Luiz Euribel Prestes Carneiro, do Hospital Regional de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo”, 100% dos pacientes submetidos à nova terapia entre novembro e fevereiro não apresentavam qualquer sinal da doença após o ciclo de medicação.

 

 


Tags:  

Galeria