600 colaboradores prestigiam SIPAT 2016 do HR e AME
Programação incluiu palestras e mesa-redonda sobre relacionamento interpessoal


25/08/2016 08:25:16 Iury Greghi NOTÍCIAS

A Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (SIPAT) de 2016 reuniu mais de 600 colaboradores ao longo dos cinco dias de atividades, no Hospital Regional “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo” e no AME de Presidente Prudente. O ponto alto da programação ocorreu na sexta-feira (19/08), em que a responsável pelo departamento de Psicologia do HR, Ariane Pelossi, e o médico residente em Psiquiatria, Rodrigo Demattei Rodrigues, conduziram uma mesa-redonda com a participação de aproximadamente 200 funcionários, debatendo o relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho e a síndrome de Burnout.

Durante a semana, diversos profissionais foram convidados a prestar orientações importantes voltadas à prevenção a acidentes e melhoria da qualidade de vida dos colaboradores. “Definimos os temas das palestras durante as reuniões da CIPA [Comissão Interna de Prevenção de Acidentes], pensando em levar para o colaborador assuntos que provocassem uma reflexão sobre seus hábitos de vida e as suas relações no trabalho”, diz o presidente da CIPA do Hospital Regional, Valdir Petenati Filho.

A palestra de abertura foi trazida pelo professor da Faculdade de Farmácia da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Sérgio Marcos da Silva, que abordou os riscos à saúde da automedicação. A fisioterapeuta do Trabalho, Carina Spina, trouxe informações importantes sobre ergonomia no ambiente de trabalho e como ela pode contribuir com o bem-estar do colaborador.   

No terceiro dia de programação, o Hospital Regional recebeu a visita da enfermeira Roberta Sumac Zanconaro, do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps AD) de Presidente Prudente.  Já na quinta-feira, a SIPAT foi levada pela primeira vez ao pátio do AME. No local, o instrutor do Sest/Senat de Prudente, Manoel Félix, ministrou palestra aberta a colaboradores e pacientes sobre direção defensiva.

  


Tags: