AME promove campanha para inclusão da pessoa com deficiência
Ações do "Setembro Verde" incluíram palestras, relatos e apresentações culturais


21/09/2016 17:07:53 Iury Greghi NOTÍCIAS

O mês de setembro é marcado por ações que visam à luta pela inclusão social das pessoas com deficiência. Trata-se do “Setembro Verde”, criado pela Federação das APAEs do Estado de São Paulo (FEAPAEs-SP) em alusão ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro. Para marcar a data, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Presidente Prudente promoveu esta semana uma programação aberta à comunidade e aos colaboradores, com palestras, relatos de pacientes e atividades culturais.

As atividades foram encerradas na manhã desta quarta-feira (21/09), novamente no pátio do ambulatório, com relato do paciente da fisiatria Thiago Leite, de 28 anos, que há oito anos enfrenta a rotina cheia de obstáculos de um cadeirante. “Quando sofri o acidente que me deixou paraplégico, era ainda mais difícil pra gente. Não havia a menor acessibilidade nas ruas, nas calçadas, nos estabelecimentos públicos. Hoje a situação está bem melhor, mas ainda há muito o que avançar”, disse. A psicóloga do AME, Grazieli Oliveira Ostete, também participou do encerramento e abordou os desafios da inclusão da pessoa com deficiência na sociedade.

De acordo com a médica fisiatra do AME, Carolina Pinheiro Nakama, o objetivo da ação foi refletir sobre as barreiras para a inclusão social da pessoa com deficiência. “É preciso despertar mudanças sociais, comportamentais e de políticas públicas para melhoria da qualidade de vida dessa parcela da população”, disse a médica, que foi uma das palestrantes do Setembro Verde.

A programação ainda contou com a apresentação de dança dos alunos da União das Pessoas com Deficiência (Unipode) de Presidente Prudente, e palestras com a psicóloga do Serviço de Audiologia, Ana Célia Bossoni e a assistente social Nathália Seribeli, que debateram com colaboradores da unidade os temas “O que é inclusão?”, e  “a luta pelos direitos das pessoas com deficiência e suas conquistas”, na sala de reuniões do AME.

 


Tags: