Dança do Ventre da 3ª idade encerra Mês do Idoso no AME
Dançarinas surpreenderam pacientes e funcionários da unidade


20/10/2016 16:51:14 Iury Greghi NOTÍCIAS

Pacientes e funcionários do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) foram surpreendidos, na manhã desta quinta-feira (20/10), com uma apresentação de dançarinas do ventre do Studio de Dança Shaia Zurah, que encerraram a programação alusiva ao mês do iodos na instituição. As artistas, todas acima dos 60 anos, chamaram a atenção pelo talento e disposição ao longo de aproximadamente 15 minutos de apresentação.

Esta é a terceira vez que o grupo é convidado a comparecer ao ambulatório. De acordo com uma das integrantes, a professora Penha Molina Sapia, 68 anos, “o objetivo do grupo é trazer saúde e autoestima para as mulheres que se encaminham para a terceira idade. “A dança entrou na minha vida há 15 anos, quando eu estava bastante deprimida. Meus filhos já estavam formados, não dependiam mais de mim, e eu me sentia solitária. Assim como eu, tantas outras mulheres nessa faixa etária passam por esta mesma situação, e a dança faz com que a gente se sinta feliz de novo, satisfeitas com a nossa condição, com o nosso corpo. É uma terapia”, disse.

Após a apresentação das dançarinas, o geriatra do AME, José Eduardo Soares Pinheiro, palestrou sobre os cuidados com a serem tomados com a saúde da pessoa idosa, inclusive no aspecto psicológico. “A depressão é uma das patologias mais frequentes e subestimadas na população idosa. Muitas vezes eles são levados a procurar atendimento médico por conta de uma fadiga intensa, falta de ar, insônia, dor de cabeça, mas, em muitos casos, esses problemas estão sendo causados por questões emocionais”, alertou o médico.

A programação do mês do idoso no AME ocorreu paralelamente às atividades realizadas no Hospital Regional, que incluiu um circuito de envelhecimento, em que colaboradores eram convidados a “sentir na pele” as dificuldades enfrentadas pelos idosos no dia a dia, e o 1º Simpósio Integrado sobre Envelhecimento, que contou com palestrar multidisciplinares sobre o assunto. 


Tags:  

Galeria