Prudente é contemplada com 1ª escola de ginecologia do Estado
20 pacientes do HR foram beneficiados com as aulas práticas


22/10/2016 10:08:47 Paulo Fernandes NOTÍCIAS

Presidente Prudente foi primeira cidade fora da capital a receber a Escola Superior de Ginecologia e Obstetrícia (ESGO) da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de São Paulo (Sogesp). Em três dias, cerca de 40 médicos participaram de aulas teóricas e práticas sobre o que há de mais moderno da medicina em cirurgias uroginecológicas. O Hospital Regional de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo” cedeu três salas cirúrgicas e toda infraestrutura tecnológica para a realização das aulas práticas e, 20 pacientes da região que aguardavam para cirurgias de incontinência urinária, foram beneficiados com o curso. Todo material cirúrgico foi patrocinado sem onerar a unidade.

O presidente regional da Sogesp e coordenador do evento, Neiw Oliveira Iamada, explica que a ESGO tem por objetivo levar conhecimento e atualização, teórica e prática para o maior número de médicos em todo o Estado. “Presidente Prudente foi a primeira cidade no Estado de São Paulo a receber a ESGO devido sua estrutura, tanto médica, quanto educacional, além da infraestrutura hospitalar que a cidade comporta”, explicou.

Pós-doutora pela Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo, a uroginecologista, Maria Augusta Bortolini, foi uma das professoras do curso, juntamente com outros quatros médicos de São Paulo e Campinas. “Nosso objetivo aqui foi justamente disseminar o conhecimento, a especialidade, a habilidade das novas técnicas operatórias em uroginecologia, que supriu de uma necessidade que a Sogesp vem observando ao longo dos anos e levar para o interior aquilo que nos grandes centros temos disponível em várias oportunidades. Acredito que outro grande fator de Prudente ser escolhida como a primeira, seja realmente, o interesse da Sogesp Regional e dos médicos da região em participarem de eventos educacionais”, apontou.

A ESGO teve abertura oficial na quinta-feira (20/10) em aulas teóricas, realizada da sede da Associação Paulista de Medicina (APM) em Presidente Prudente e contou com a presença do presidente estadual da Sogesp, Dr. Paulo Cesar Giraldo. Na sexta-feira (21/10) e nesse sábado (22/10), as aulas práticas foram realizadas no HR e no Hospital Iamada. 


Tags:  

Galeria