HR assina contrato com comunidade internacional de centrais de esterilização
HR é a única instituição do oeste paulista a fazer parte do grupo


06/12/2016 08:05:05 Iury Greghi NOTÍCIAS

A partir deste mês, a Central de Materiais e Esterilização (CME) do Hospital Regional de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo” passa a integrar uma comunidade internacional  “Circulo de Excelência”, que inclui as principais CMEs de toda a América do Norte, Central e do Sul. O HR é a única instituição do oeste paulista a fazer parte do grupo. No Estado, apenas o Hospital do Câncer de Barretos também recebeu o convite.

O contrato entre o hospital e a Johnsons foi assinado pelo diretor administrativo do HR, Frei Jacó, e a consultora de Educação Clínica da empresa americana, Sandra Dias. O programa busca incentivar a eficiência e a melhoria contínua dos serviços de esterilização com base nos padrões internacionais. Cada instituição participante entrará com resultados mensais dos indicadores em uma plataforma online, e receberão um relatório mensal com as avaliações da instituição, os resultados da média dos participantes da América Latina e dos Estados Unidos (referência internacional).

“O primordial é fazer um trabalho bem feito, pensando nas pessoas e na qualidade deste serviço com enfoque interno. Entretanto, tivemos a oportunidade de comparar os nossos trabalhos com parâmetros internacionais, o que faremos com todo o empenho”, diz Frei Jacó.

Para a coordenadora da CME, Edileuza Mativi, a adesão à comunidade internacional permite que os trabalhos desenvolvidos pelo serviço estejam em conformidade com os padrões internacionais, contribuindo para a melhoria dos indicadores de desempenho. “O HR almeja receber o selo do Compromisso com a Qualidade Hospitalar [CQH], e participar do Círculo de Excelência é uma grande oportunidade para avançarmos em busca deste reconhecimento”, declara.

As interações entre as centrais participantes do Círculo ocorrem por meio de um software, em que as unidades lançam os dados de cada um dos indicadores analisados. Além desta troca de informações, a Johnsons promoverá encontros periódicos entre representantes das instituições, na sede do Instituto Butantan, em São Paulo.

 

Serviço premiado

Este não é o primeiro reconhecimento público alcançado pela Central de Materiais do Hospital Regional. Em 2014, a instituição recebeu o Certificado de “Hospital pró-sustentável” na 7ª Edição do Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro, emitido pelo Instituto Mais, por conta da utilização da esterilizadora Sterrad, que não utiliza água e tem baixo consumo de energia.


Tags:  

Galeria