Automedicação pode afetar principalmente as crianças, diz especialista
AME realiza palestra de orientação em alusão ao Dia do Farmacêutico


19/01/2017 16:55:23 Paulo Fernandes NOTÍCIAS

Dia 20 de janeiro é celebrado o Dia do Farmacêutico e, para comemorar a data, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Presidente Prudente promoveu em dois dias, por meio do grupo de trabalho de humanização, duas palestras de orientações aos pacientes, acompanhantes e colaboradores sobre o uso abusivo de medicamentos.

O responsável pelas orientações foi o médico anestesiologista e auditor da Farmácia de Medicamentos Especializados (FME), Renato Frederico Fernandes Picarelli. De acordo com ele, entre os problemas causados pela automedicação está a intoxicação e, as crianças, podem ser as mais afetadas. “Os erros nas dosagens dos medicamentos que, geralmente são dados pelos pais, podem causar donos ao organismo das crianças. Outro fator, é costume de termos em casa a caixa de remédios, que pode facilitar a ingestão acidental pelo acesso com facilidade das crianças”, explica.

Ainda segundo Picarelli, entre os medicamentos mais comuns da automedicação estão os anti-inflamatórios, que podem desenvolver problemas gástricos, renais e hepáticos, os antibióticos que levam a seleção de micro-organismos mais resistentes e os fitoterápicos, que podem favorecer problemas de coagulação.

 “A automedicação é um problema mundial e acontece pela dificuldade de se ter acesso ao profissional médico, mas também pela facilidade de compra sem receita médica e pela motivação proporcionada pelas propagandas”, afirma.


Tags:  

Galeria