Políticas públicas são debatidas em campanha “Agosto Dourado”, no HR
Diferentes atividades seguem até o fim do mês


16/08/2017 16:27:37 Assessoria de Imprensa NOTÍCIAS

Incluso no cronograma da campanha “Agosto Dourado: Mês do Aleitamento Materno”, foi realizado na noite da última terça-feira (15), o simpósio: “Trabalhar juntos para o bem comum”. Cerca de 100 pessoas, entre colaboradores, alunos e membros da comunidade em geral estiveram presentes no evento, sediado no anfiteatro do Hospital Regional de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo”. 

Por meio de uma mesa redonda, mediada pela pediatra Elza Akiko Natsumeda Utino, a advogada Aline Fernanda Escarelli, o cirurgião plástico João Paulo de Almeida Lopes, a educadora e vereador de Presidente Prudente Alba Lucena e a psicóloga Ieda Benedetti, debateram sobre os conceitos do aleitamento materno, sobretudo no que diz respeito a saúde da mulher e suas respectivas políticas públicas.

De acordo com um dos responsáveis pela campanha, o pediatra Murilo Moretti, a ocasião reforça os debates sobre amamentação, especialmente a quebra de paradigmas e na oferta de informações. “Muitas pessoas possuem dúvidas sobre este tema. Desta maneira, o debate, por sua vez, busca trazer este esclarecimento”, pontua. 

Para a advogada e membro da comissão da mulher, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Aline Fernanda Escarelli, o objetivo do diálogo é informar. Segundo ela, a multiplicação da informação, por meio de alunos, colaboradores e até mesmo dos próprios pacientes, favorece a maior compreensão e segurança sobre a amamentação. “Qual o direito e dever da mulher, na relação entre mãe e amamentação? Questões como esta precisam estar claras para todos”, reflete. 

Programação 

Palestras com equipe da UTI neonatal e maternidade, mães e gestantes no setor de Ginecologia e Obstetrícia, sempre às 10h:

14 e 16 de agosto: fonoaudióloga e enfermeira 
15 e 17 de agosto: fonoaudióloga e enfermeira
21 e 26 de agosto: fisioterapeuta, psicólogo e nutricionista 
22 e 24 de agosto: fisioterapeuta, psicólogo e nutricionista

Dia 26 de agosto, “no período vespertino”, no ginásio de esportes da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), encerramento da campanha, com caminhada no Parque do Povo. 

A campanha 

Organizada em todo mês de agosto, esta é uma iniciativa do Ministério da Saúde, com adesão e desenvolvimento dos setores de pediatria, neonatologia, ginecologia e obstetrícia do Hospital Regional. 

Realizada em todo país, em diferentes centros de saúde, a inciativa pretende conscientizar sobre a relevância e os benefícios mútuos da amamentação materna. 

Segundo o Ministério da Saúde, confira algumas recomendações e informações importantes sobre a amamentação:

-A amamentação não deve causar dor. Se a mulher sente dor, deve procurar imediatamente uma unidade básica de saúde ou Banco de Leite Humano;
-Não existe leite fraco. O leite da mãe tem os nutrientes necessários para o bebê. Por isso, amamente até os dois anos ou mais e de forma exclusiva até o sexto mês de vida;
-Não dê chupetas, bicos e mamadeiras, pois podem levar o bebê a rejeitar o peito da mãe, além de causar problemas nos dentes, na fala e na respiração;
Não use medicamentos sem a prescrição de um médico. Alguns deles podem interferir na amamentação;
-Não é recomendado dietas para emagrecimento. A mulher que amamenta precisa ter uma alimentação saudável;
-Bebidas alcoólicas e cigarros devem ser evitados; e a mulher que usa drogas, como maconha, crack e cocaína, não deve amamentar.

 


Tags: