“Não perturbe! É hora do meu soninho”



Luzes apagadas, ambiente tranquilo e sem nenhum ruído ou interferência externa. Silêncio absoluto. Todos os dias, em quatro horários diferentes, a UTI Neonatal do Hospital Regional de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo” dedica uma hora para estimular o pleno descanso dos bebês. Nesse período, não há interrupção para coleta de exames, administrar medicações, visitas de pais ou acompanhantes, ou qualquer outro tipo de atividade.

“É um horário em que evitamos fazer qualquer tipo de manipulação no bebê. Mesmo se os pais estiverem presentes, a gente pede para eles ficarem ao lado da incubadora, mas não interagirem com os filhos, respeitando esse horário de descanso”, explica a enfermeira coordenadora da UTI Neonatal, Janete Felipe da Silva.

A hora do soninho é aplicada desde 2013 na unidade e ocorre em quatro momentos ao longo do dia: das 7h às 8h, das 13h às 14h, das 19h às 20h e da 1h às 2h da madrugada.  De acordo com a médica neonatologista, Giovana Marioto Pelizari, a iniciativa tem a intenção de preservar por mais tempo o sono REM, que é uma fase de sono profundo em que ocorrem os sonhos. “O sono REM ajuda no desenvolvimento neuropsicomotor e consequentemente melhora o desenvolvimento global desse bebê, influenciando inclusive no crescimento e ganho de peso”, explica Pelizari.

Além destes benefícios, a iniciativa também ajuda a proteger os ouvidos dos recém-nascidos e evitar perdas auditivas em longo prazo, já que, quando estão internados, eles ficam expostos a ruídos permanentes, como os sons dos monitores cardíacos e respiradores.  “É por isso que, durante a Hora do Soninho, pedimos para a equipe evitar ao máximo conversar perto das incubadoras, sapatos ruidosos ou celulares em modo sonoro”, expõe a fonoaudióloga do HR, Mariana Passos Rodrigues.

Estimular o desenvolvimento dos bebês é um dos objetivos de outro projeto em andamento na UTI Neonatal: o método “Mãe Canguru”. Neste link é possível ter mais informações sobre a técnica e como ela é aplicada na unidade. 

Galeria