Viveiro de mudas contribui para o paisagismo e a sustentabilidade



Em um terreno de aproximadamente  30 m², mudas, flores ornamentais e gramas são cuidadosamente cultivadas pelos profissionais de jardinagem do Hospital Regional de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo”. O viveiro comporta aproximadamente 200 mudas, que, após atingirem tamanho adequado, são transportadas para os canteiros que margeiam toda a extensão do hospital até o Ambulatório Médico de Especialidades, ou são levadas para compor o projeto paisagístico da fachada principal do HR.

Também são levadas para o viveiro as plantas que decoram os vasos de diferentes setores internos da unidade de saúde, quando estas precisam de algum cuidado especial. “Se a gente percebe que alguma planta está morrendo, a gente recolhe e leva para o viveiro, onde terão as condições ideias para se recuperar e serem reintroduzidas no vaso”, explica o jardineiro do HR, Osmar Augusto Trindade.

Segundo o jardineiro, manter as plantas em viveiro traz benefícios econômicos e ambientais. “Em viveiro, as plantas crescem mais fortes e se adaptam mais facilmente à terra, o que reduz as perdas e evita um gasto desnecessário com a compra de mudas e flores para ornamentar a área externa e interna do hospital”, diz.

A irrigação é feita por um sistema de bico manual, que molha as plantas uniformemente em dois horários: às 8h e às 16h. Entre as principais mudas e flores cultivadas no viveiro, estão a cravina, o alho-social, bico-de-papagaio, salvia azul, orquídea e coqueiro.