Projeto Pacientes Aniversariantes



O segredo da humanização no ambiente hospitalar está nos detalhes. São gestos aparentemente pequenos, medidas simples do dia-a-dia, mas que contribuem para que pacientes, acompanhantes e funcionários se sintam acolhidos e respeitados pela unidade de saúde.     

No Hospital Regional de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo”, o conceito de Humanização é levado para todos os setores e, naturalmente, o Serviço de Nutrição e Dietética não fica de fora. Desde 2014, pacientes que completam aniversário enquanto estão internados no hospital recebem, além do carinho da equipe de assistência, um bolo preparado especialmente para celebrar a data.

De acordo com a coordenadora do serviço, Vanessa Molina, os acompanhantes do aniversariante e os demais pacientes do quarto também são convidados a saborear o bolo, desde que tenham autorizações médicas e nutricionais. “Antes de fazer a surpresa, a gente sempre observa se aquele paciente não tem nenhuma restrição. Caso ele não esteja em condições de comer o bolo, nós preparamos uma salada de frutas e servimos, para que ele não fique sem receber o nosso ‘mimo’”, comenta Molina.

Para não perder nenhuma data festiva, o serviço de Tecnologia da Informação do HR desenvolveu um sistema que identifica todos os pacientes que fazem aniversário na relação das dietas daquele dia. O símbolo de um bolo é colocado ao lado do nome do aniversariante, para que a nutricionista possa visualizar e solicitar o preparo das guloseimas.

Na hora da entrega, copeiras, nutricionistas, enfermeiros e auxiliares de enfermagem se reúnem para surpreender o paciente. Quando o bolo chega até a porta do quarto, todos entram e, ao som de “Parabéns a Você”, oferecem o prato ao “dono da festa”.

 Um gesto simples, mas que sempre comove o homenageado, segundo Molina. “É visível a reação de surpresa e emoção deles, afinal ninguém espera ser presenteado pelo próprio hospital durante a internação. Pode ser algo simples, mas faz com que eles percebam que não são apenas números aqui dentro, apenas o ocupante de um leito. São vidas que estão sob nossos cuidados e que merecem todo o nosso respeito e atenção”, relata a nutricionista.

No quesito “alimentação”, o Hospital Regional assume outro compromisso pouco visto em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Todos os acompanhantes de pacientes internados têm direito a tomar quatro refeições todos os dias: café da manhã, almoço, jantar e ceia. A alimentação é totalmente gratuita e segue rigoroso controle nutricional, assim como os pratos oferecidos aos pacientes.