Urgência e Emergência



A Unidade de Urgência e Emergência do Hospital Regional é referência em casos de média e alta complexidade. A assistência envolve o diagnóstico e tratamento nas diversas especialidades da Clínica Médica, Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia e Traumatologia, e Oftalmologia, que se encontram em plantão permanente.

Ainda compõe o serviço um pronto-socorro psiquiátrico, denominado Pólo de Atenção Intensiva em Saúde Mental (PAI), e pronto-socorro pediátrico.

O serviço de urgência e emergência adota o método de triagem por cor (Método Manchester) com o objetivo de oferecer o atendimento mais adequado à necessidade e garantir mais agilidade e eficiência aos atendimentos.

Os pacientes são divididos em três grupos: verde, amarelo e vermelho, que variam de acordo com a gravidade do caso. O primeiro grupo é classificado como de baixa complexidade e não há risco de morte. As doenças mais frequentes são resfriados, gripes, dores de cabeça leves, faringite, entre outras.

O grupo intermediário inclui pacientes com pneumonia, dores abdominais, infecção urinária e outras patologias de média gravidade. Eles são encaminhados por ambulâncias dos municípios referenciados, salas de emergência, central de regulação de vagas ou pela própria triagem do pronto-socorro.

Por fim, a classificação de maior risco, a vermelha, que agrega pacientes com risco imediato de morte ou lesão aguda em órgãos nobres, como casos de infarto, Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou traumas de alta complexidade.

Estrutura

Tendo em vista o crescimento anual no volume de atendimento, a ALSF, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado, ampliou também a estrutura do pronto-socorro e sistematizou um atendimento setorizado.

Em dez anos, a ALSF expandiu significativamente a estrutura da emergência. Veja os números:

- ampliou os leitos de atendimentos de 05 para 20.

- ampliou as salas de triagem de uma para 03.

- criou consultórios de emergência para ortopedia, além de uma sala de gesso.

- Construiu 4 salas de cirurgia geral.

- Dobrou a estrutura do pronto-socorro pediátrico - de 18 leitos para 25.

- Construiu mais uma sala de medicação para separar pacientes leves de crônicos.

- Construiu uma sala de emergência exclusiva para atendimento de trauma.

- Implantou a sala de emergência para atendimento oftalmológico.

- Ampliou as salas de raio X e coleta de exames. 

Galeria