Projeto “Amicão” é desenvolvido no HR



Aos poucos, a área externa do setor de pediatria do Hospital Regional “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo”, foi sendo preenchida para um momento de muita alegria e descontração. Os olhares atentos dos pacientes ali presentes não escondiam a curiosidade em receber uma visita para lá de especial. Tratava-se do projeto “Amicão”, desenvolvido pelo Fundo Social de Solidariedade de Presidente Prudente, onde seis cães adestrados proporcionam atividades lúdicas em diferentes instituições do município.  

No Hospital Regional, o encontro ocorre duas vezes ao mês, durante uma hora, onde os cães de diversas raças, sob supervisão de seus próprios donos e adestradores, oferecem brincadeiras e atenção a cada enfermo. 

De acordo com o psicólogo do HR, Davi Alex Araújo Silva, a ação proporciona diversos benefícios aos envolvidos, especialmente no que diz respeito aos aspectos emotivos de cada paciente. “Sabemos que, quando existe este tipo de interação, o ambiente hospitalar torna-se mais sereno e, consequentemente, oferece maior predisposição ao tratamento”, analisa. 

Para o diretor administrativo do Hospital Regional, Frei Jacó Silva, a parceria entre o hospital e o projeto estimula, inclusive, os objetivos da instituição no aspecto da humanização. “Buscamos, cada dia mais, proporcionar um ambiente harmonioso, repleto de integração e cuidado com o paciente”, diz. 

O projeto 

Promovido pelo Fundo Social de Solidariedade de Presidente Prudente, o projeto é desenvolvido desde 2014 e atende diferentes instituições filantrópicas da cidade. 

Conforme uma das idealizadoras da ação, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lisiane Bugalho, o objetivo das visitas é “amenizar o sofrimento daqueles que estão em tratamento ou passam por dificuldades, além de oferecer uma integração a todos aqueles que, direta ou indiretamente, estão envolvidos com a atividade”.