Central de Esterilização do HR coleciona títulos de qualidade



A Central de Materiais e Esterilização (CME) do Hospital Regional de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo”, se destaca em boas práticas e, com isso, garante importantes títulos, inclusive, com reconhecimento internacional.

Em junho de 2016, a Central do HR foi convidada a integrar-se ao programa “Círculo de Excelência”, mantido pela empresa Johnson & Johnson, que reúne os principais serviços de esterilização da América Latina.

Uma conquista observada pela coordenadora, do serviço, Edileuza Mativi, como sinal de “reconhecimento de qualidade”. “Estamos sempre em busca da eficiência e a melhoria contínua dos serviços de esterilização, com base nos padrões internacionais”, diz. 

Além disso, em busca de novas técnicas e conhecimentos, a equipe de profissionais da CME do HR, composta por cerca de 30 colaboradores, realizou uma visita técnica à empresa Oxetil, responsável pela esterilização de parte dos materiais encaminhados à própria CME. Na ocasião, os colaboradores foram apresentados aos  processos de esterilização realizado pela empresa, desde a inspeção inicial, limpeza técnica, secagem, controle de qualidade, embalagem e esterilização, observando ainda a rastreabilidade dos materiais críticos, acompanhamento dos laudos, amostras de esterilização e realização da cromatografia gasosa.

A CME recebeu também o Certificado de “Hospital pró-sustentável” na 7ª Edição do Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro, emitido pelo Instituto Mais, por conta da utilização da esterilizadora Sterrad, que não utiliza água e tem baixo consumo de energia.

Para Edileuza, os resultados obtidos equivalem a um trabalho conjunto e contínuo, sobretudo em relação as tecnologias e profissionais envolvidos. “Com base em comparativos constantes, traçamos novas metas e buscamos estimular a cooperação e envolvimento da equipe”, ressalta a coordenadora da CME.

Galeria