Carta de Condolência é prática de humanização do HR às famílias de pacientes



Pensando no conforto e no apoio emocional aos familiares após a constatação do óbito, as Unidades de Terapia Intensiva geral e coronariana, do Hospital Regional de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo”, juntamente com o serviço de psicologia, são os responsáveis pelo projeto de humanização denominado “Carta de Condolência”. 

Com o objetivo de prestar auxílio, mesmo após o falecimento do paciente, desde 2015, o hospital, por meio dos respectivos setores, encaminha aos familiares uma carta com dizeres de apoio e alento, especialmente sobre os sentimentos de toda equipe em relação a perda, seguido de uma passagem bíblica. 

De acordo com o coordenador do serviço de psicologia do Hospital Regional, Davi Alex Araújo Silva, esta prática refere-se a uma “consideração póstuma”. Segundo ele, o documento representa o afeto de todos envolvidos no tratamento. “Durante a permanência do paciente, houve uma atenção de toda equipe no ponto de vista subjetivo”, diz. 

Outro fato analisado por Davi, quanto a importância da entrega desse material ao familiar, diz respeito a aceitação da morte, uma vez que, no ambiente hospitalar o óbito, muitas vezes, ocorre distante dos laços parentais. “A mensagem transmite um significado de cuidado e prestação e, com isso, a morte acaba sendo um pouco mais compreensível por parte dos familiares”, expõe. 

Quanto aos resultados obtidos ao longo do projeto, Davi explica que este é um fator “silencioso”, pincipalmente por se tratar de uma “carta de fechamento”. “Acreditamos que a recepção da carta ocorre por meio do sentimento de consideração”, conclui.  

Galeria