Projeto “Cuidando do Cuidador” visa reduzir a permanência hospitalar



Com o objetivo de dar continuidade a assistência à saúde do paciente, especialmente em seu ambiente domiciliar, o Hospital Regional de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo”, realiza o projeto “Cuidando do Cuidador”, uma iniciativa que visa fortalecer a humanização e a redução da permanência e internação hospitalar.

Em busca do maior elo entre paciente, família e rede básica de saúde, o projeto é desenvolvido na Clínica Médica do HR, por uma equipe multidisciplinar, formado por: enfermeiro, médico, assistente social, farmacêutico, nutricionais, psicólogo e fisioterapeuta, responsáveis pelo diálogo com a família do enfermo que, na maioria das vezes, apresenta quadro politraumático.

De acordo com a enfermeira líder da clínica médica, Elisangela Nepomuceno dos Santos, o projeto consiste em apresentar orientações a família do paciente, no que diz respeito aos cuidados e a nova rotina familiar. “Muitas vezes os familiares não estão preparados para esta realidade, visto que, antes do trauma, tudo estava bem, o paciente caminhava e fazia suas atividades de maneira independente”, explica.

Sendo assim, como explicado por Elisângela, a equipe multiprofissional desenvolve uma estratégia de ação, a qual inclui a capacitação dos cuidadores – membros da família -, que envolve a prática de curativos, mobilidade, apoio psicológico, entre outros, além do contato com a Unidade Básica de Saúde (UBS), correspondente a proximidade com sua residência, a fim de “manter um apoio assistencial”.

Com isso, a tendência é que o enfermo não reincida no ambiente hospitalar, uma vez que, após a alta, “oferecemos as condições para o convívio domiciliar”, acrescenta Elisângela.

Ainda segundo Elisângela, para a maior abrangência da assistência, antes da inserção dos respectivos pacientes no projeto, é feito uma triagem para analisar as condições do mesmo. “Ele já era acamado? Quais as novas necessidades? São questões a serem levantadas”, elucida.

Vale destacar que o projeto é voltado para todo e qualquer paciente, portador de necessidades, independente de gênero ou idade.

Confira como é a participação de cada membro do projeto:

- Assistente Social: O Serviço Social assegura o planejamento de alta hospitalar, fazendo com que tanto o paciente quanto o cuidador ele continue tendo o acesso aos serviços fora do hospital, tanto em nível ambulatorial como domiciliar, contando sempre com as redes de apoios, existentes em cada município.

- Enfermeiro: Comunica a equipe interdisciplinar. É ele quem realiza um treinamento prático com o cuidador e o próprio paciente, incluindo banho no leito, mudança de decúbito, higienização,

- Farmacêutico: O serviço de farmácia se propõe a orientar e esclarecer o cuidador, para que não haja nenhum tipo de dúvida, visto que o sucesso no tratamento está atrelado ao uso correto da medicação.  

- Fisioterapeuta: Responsável pela avaliação dos pacientes, com o objetivo de prevenir e tratar as disfunções funcionais. Com a avaliação diária, o profissional fisioterapeuta institui um planejamento terapêutico, visando um ganho de função no trabalho respiratório. Quando o paciente está de alta, o fisioterapeuta auxilia nas atividades simples a serem praticadas no domicílio, como a retirada do paciente do leito, posicionamento para a alimentação, entre outros.

- Fonoaudiologia: Tem o intuito de avaliar os pacientes, teoricamente com dificuldade na alimentação, cognição, fala e linguagem. Este profissional é o responsável as orientações aos familiares quanto o incentivo à alimentação e os exercícios vocais.

- Nutricionista: Acompanha o paciente que utiliza a sonda nasoenteral, a fim de garantir toda estrutura nutricional ao mesmo, especialmente a respeito do controle de calorias e nutrientes. Após a alta hospitalar, o nutricionista orienta o cuidador de como manipular esta dieta na residência, sobretudo quanto a produção da mesma.

- Médico: Responsável pela internação e recuperação do paciente no leito hospitalar, sobretudo quanto a evolução do quadro clínico do mesmo, visando a reabilitação e a melhora em exponencial do enfermo.

 -Psicólogo: O profissional prepara o paciente para a alta médica, no que diz respeito a volta da rotina pós-hospitalar. O desafio do psicólogo é conter o receio do enfermo sobre o enfrentamento com a nova realidade. 

Galeria