Vovô e vovó podem me visitar na UTI!!



Em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, temos a realidade de internações com recém-nascidos prematuros, que necessitam de cuidados complexos, tendo a equipe de saúde a missão de acompanhar as famílias em uma situação delicada no início da vida.

A sensação de ansiedade e muitas vezes desespero não são sentimentos exclusivos dos pais, mas sim de toda a família. Com o intuído de humanizar e confortar ao máximo essa situação o Hospital Regional de Presidente Prudente “ Doutor Domingos Leonardo Cerávolo” implantou a “Visita dos Avós”.

Essa ação permite que os avós visitem os netos enquanto estão internados. O contato direto não é permito e é necessário a precaução de contato, que inclui o uso do álcool em gel e toca. 

A visita é apontada como um importante fortalecimento de ajuda e inclusão do bebê na família. “Era muito comum os avós ficarem na porta perguntando, querendo notícias. Foi um fator decisivo para concretização dessa ideia”, explica a enfermeira coordenadora da UTI Neonatal, Janete Felipe da Silva.

Além dos benefícios para os bebês e avós, o ato auxilia muito na recuperação das mães. De acordo com Janete, a evolução das mães é consideravelmente maior quando há a presença de um familiar. “A mãe fica muito alegre quando vê a participação da família. E se a mãe está contente o bebê também fica”, diz.

 

Galeria