S.C.I.R.A.S.



Atualmente, está em vigor a portaria 2616 do Ministério da Saúde do Brasil. Essa portaria estabelece a obrigatoriedade da existência desse serviço, além de todo o regramento técnico do trabalho. O SCIRAS, é um serviço técnico profissional contratado para executar as ações determinadas pela CCIRAS (Comissão de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde). O trabalho tem três dimensões principais: vigilância, prevenção e educação. A vigilância de infecções hospitalares diz respeito a apuração de indicadores epidemiológicos de infecções relacionadas à assistência à saúde e o seu acompanhamento ao longo do tempo.
 
O objetivo deste trabalho é detectar precocemente alterações no padrão de ocorrência desses agravos, reconhecer suas causas e intervir precocemente no sentido de minimizar as perdas que eles determinam. O tipo de vigilância realizado no HR é ativo, prospectivo e sistemático. Isso significa que as enfermeiras do serviço percorrem o hospital a procura de casos de IRAS. Prospectivo refere-se ao fato de que a busca se projeta do presente para o futuro. Sistemático significa que existe uma programação em termos frequência, tempo e espaço que orienta as ações de vigilância.
 
A prevenção da ocorrência de IRAS é a segunda linha de trabalho do SCIRAS. O objetivo desse conjunto de ações é criar no Hospital condições físicas e comportamentais que minimizem as probabilidades de ocorrência de IRAS. As ações de prevenção a serem realizadas a cada ano ficam registradas no PCIRAS e são discutidas durante as reuniões ordinárias da CCIRAS. Ao longo do ano, várias atividades de prevenção são realizadas, a mais importante delas é a campanha de higienização das mãos realizadas todo mês de maio. 

Galeria