Hemodiálise



Referência para toda a região de Presidente Prudente, o Serviço de Hemodiálise do Hospital Regional de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo”, conta com 26 leitos para tratamento de pacientes com deficiências renais. As máquinas funcionam como um “rim artificial”, que filtra o sangue e remove as toxinas e o excesso de água do organismo.

Das 38 máquinas disponíveis, 26 ficam concentradas no setor de nefrologia da instituição e as restantes estão divididas entre as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) geral, pediátrica e coronariana, para atendimento emergencial. 

O serviço atende 150 pacientes, número duas vezes maior do que a média de 60 atendimentos observada até 2009, ano em que a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus (ALSF) passou a administrar a unidade. As sessões de hemodiálise duram em médica quatro horas e são repetidas três vezes por semana.

Além dos leitos para filtragem sanguínea, o serviço de nefrologia dispõe de sala de repouso, sala de enfermaria, sala de aula para acadêmicos e residentes, sala de passagem de cateter e consultório médico. 

Em março de 2017, o setor passou por uma reforma estrutural, a qual contemplou salas mais espaçosas e a nova disposição da recepção principal. A solenidade de inauguração, inclusive, contou com a presença do Presidente-nato da Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus (ALSF), Frei Francisco, e do Secretário da Saúde do Estado de São Paulo, David Everson Uip.