Ginástica laboral estimula bem-estar aos colaboradores



O ritmo acelerado do dia-dia faz com que as pessoas fiquem mais tempo sentadas no ambiente de trabalho do que em qualquer outro local. Com isso, evitar os problemas relacionados a má postura, sobretudo quanto a falta do exercício físico, torna-se cada dia mais fundamental para uma vida saudável dentro e fora do expediente profissional. 

Pensando nisso, o Hospital Regional de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo” oferece a seus colaboradores seções diárias de ginástica laboral, a qual “fortalece os músculos, previne doenças e melhora a disposição nas atividades empregadas", conforme a fisioterapeuta, Carina Spina, responsável pela atividade na unidade. 

Com duração de aproximadamente dez minutos, no período matutino, a atividade contempla séries de pelo menos dez exercícios, os quais trabalham com o desenvolvimento da musculatura e articulações. Um total de 48 setores do hospital participam dos exercícios, porém, o objetivo é aumentar esta demanda. “Estamos trabalhado na capacitação de multiplicadores. São funcionários que poderão coordenar a ginástica sem, necessariamente, a presença de um profissional em especifico”, explica a especialista. 

Realizada há mais de sete anos, a prática, segundo Carina, “previne doenças ocupacionais, favorece na disposição do funcionário e auxilia a circulação sanguínea” Sobre a adesão por parte dos colaboradores, a fisioterapeuta menciona que “houve um aumento de participantes, no entanto, o ideal seria dobrar este número, que atualmente gira em torno de 800”.

Para o enfermeiro Valdir Petenati, que todos os dias participa da dinâmica, os benefícios à saúde são diversos. “É essencial para um bom dia de trabalho”, analisa.