Central de Materiais e Esterilização



A Central de Materiais e Esterilização (CME) é o local onde são preparados, controlados e distribuídos os materiais esterilizados, requeridos por todos os setores do hospital que atuam na assistência ao paciente. Trabalham na central 56 colaboradores, entre eles, seis enfermeiros. A unidade dispõe de quatro autoclaves, onde são realizados cerca de 750 ciclos de esterilização por mês

A unidade possui o selo Pró-Sustentabilidade, emitido pelo Instituto MAIS, por contribuir com a melhoria do meio ambiente natural e humano. O reconhecimento se deve ao uso do equipamento ASP-Sterrad, uma máquina de esterilização que, ao contrário das autoclaves tradicionais, não emite calor nem consome água. O Hospital Regional possui duas unidades desse equipamento, que realiza cerca de 400 ciclos por mês. 

Enquanto um equipamento comum, a vapor, utiliza 400 litros d’água e 17 Kw de energia por ciclo (que dura aproximadamente uma hora), o novo aparelho não utiliza água e usa apenas 6% de energia por ciclo. Além de poupar os recursos naturais, a máquina não propaga ondas de calor. 

Galeria