Promovido pelo Núcleo de Hemoterapia do HR, “Selo Empresa Solidária” incentiva instituições a estimular colaboradores a doar sangue na unidade
Campanha alusiva ao junho vermelho deve se estender até o dia 30 de junho


02/06/2020 16:55:35 Assessoria de Imprensa | Bianca Santos NOTÍCIAS

O Núcleo de Hemoterapia do Hospital Regional de Presidente Prudente ‘Dr. Domingos Leonardo Cerávolo’, promove durante todo o mês de junho – destinado ao doador de sangue - a campanha do “Selo Empresa Solidária”. A ação foi criada com o objetivo de sensibilizar o segmento empresarial de toda a região sobre a importância da doação de sangue e, desta forma, contar com a participação de colaboradores de instituições solidárias no dia a dia do Núcleo de Hemoterapia do HR.

Segundo a coordenadora do serviço na unidade, Margarida Silveira, o selo foi desenvolvido com a intenção de conquistar doadores de sangue e multiplicadores desta ideia, tendo em vista a responsabilidade social e solidária das empresas. “Desejamos ampliar o índice de doadores na comunidade, buscando a adesão de instituições, de seus diretores e colaboradores para que voltem os olhos para a importância e a necessidade da doação de sangue regular”, explicou.

Motivada pela solidariedade, no primeiro dia de campanha, a empresa RL Higiene de Presidente Prudente já aderiu ao selo. Conforme o diretor da unidade, Caio da Fonseca, o que motivou a instituição a participar foi a consciência de saber que, apesar de estar em meio à pandemia do novo coronavírus, os acidentes graves e cirurgias que requerem transfusão não param. “A empresa sabe que pela complexidade dos atendimentos do Hospital Regional a demanda por bolsas de sangue é constante, e, por isso, instruiu todos os colaboradores que pudessem e tivessem interesse na causa, que procurassem o banco de sangue para realizar a doação”, disse.

O primeiro colaborador que veio à unidade participar da ação foi Taygor Pradella, consultor de negócios da empresa. “Quando o diretor nos convidou para vir até o Núcleo de Hemoterapia, explicou que era algo simples e rápido. Entendo que é um ato de bondade e, que em apenas alguns minutinhos, podemos ajudar o próximo com a doação”.

COMO PARTICIPAR?

Para a empresa aderir o programa voluntariamente, basta que entre em contato com o Núcleo de Hemoterapia no telefone (18) 3229-1570 e informe o interesse. Na ligação, deve ser informado o número de colaboradores dispostos a doar e a melhor data e horário para a doação, visto que a campanha é realizada sob agendamento para não gerar aglomeração e, para seguir as normas do Ministério da Saúde e da Vigilância Sanitária. Após a vinda dos colaboradores, será emitido um certificado simbólico do selo de “Empresa Solidária” para a instituição, como uma forma de gratidão da parceria firmada.

ORIENTAÇÕES GERAIS

Para doar sangue, basta estar em boas condições de saúde, comparecer alimentado ao Hospital Regional, ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados pelo responsável legal e maiores de 60 anos devem ter doado ao menos uma vez antes de completar a idade), pesar mais de 51 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

É recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente.

Após a doação, é necessário seguir as seguintes orientações:

·         permanecer no Banco de Sangue por mais 15 minutos para evitar que você se sinta mal com a doação;

·         manter o curativo por pelo menos 4 horas;

·         não ingerir bebidas alcoólicas;

·         não fumar por 2 horas;

·         evitar esforço físico exagerado por 12 horas, especialmente com o braço utilizado para doação;

·         beber bastante líquido;

·         se for dirigir veículo automotor ou ser transportado em motocicleta, parar imediatamente o veículo em caso de mal-estar.

 

O Núcleo de Hemoterapia do Hospital Regional está localizado na 

Rua José Bongiovani, 1297, Cidade Universitária. 

Mais informações pelo telefone (18) 3229-1570.


Tags:  

Galeria