Residentes participam de Congresso Internacional de Dermatologia na Itália
Casos inéditos se destacam em apresentações orais


01/07/2025 11:46:56 Assessoria de Imprensa | Helena Puerta NOTÍCIAS

Os residentes de Dermatologia Beatriz Zimermano Coimbra,  Bruno Francisco Milani Soriano e Luis Regagnan Dias, do Hospital Regional de Presidente Prudente (HR), apresentaram casos clínicos acompanhados no ambulatório da instituição durante o XIV Congresso Internacional de Dermatologia (ICD), realizado entre os dias 18 e 21 de junho, no Centro de Congressos La Nuvola, em Roma, na Itália.
A participação dos residentes foi marcada por apresentações de trabalhos e pela troca de experiências com profissionais de diversos países, reforçando e enriquecendo sua formação acadêmica e profissional.
A supervisora do Programa de Residência Médica em Dermatologia do HR, Dra. Marilda Milanez Morgado de Abreu, detalhou o processo de preparação dos trabalhos, destacando o empenho de todos. “O processo de orientação dos residentes envolveu diversas etapas e responsabilidades. Primeiramente, a escolha dos casos. Depois, os residentes, sob supervisão dos preceptores orientadores, desenvolveram os estudos de caso. Por fim, os orientadores auxiliaram na revisão dos trabalhos e na preparação para as apresentações. Tudo foi feito com muito entusiasmo e dedicação”, declarou.
Ao todo, foram apresentados 12 pôsteres científicos e realizadas duas apresentações orais. Os temas abordaram tópicos de grande relevância e atualidade, alguns considerados inéditos na literatura médica, como reações a medicamentos, tricologia e oncologia cutânea.
A residente médica em Dermatologia Beatriz Zimermano, que já havia apresentado um caso inédito em Singapura, em 2023, destacou a projeção internacional do grupo. “Agora, em 2025, tive a oportunidade de apresentar um novo caso durante o Congresso Internacional de Dermatologia, em Roma. Mais uma vez, trata-se de um relato inédito na literatura, desta vez na área de oncologia cutânea”, afirmou.
Beatriz também celebrou a participação brasileira e a qualidade dos trabalhos apresentados: “Poder participar de um congresso internacional levando trabalhos científicos e compartilhando a excelência da nossa dermatologia com o mundo é uma experiência única. O Brasil não deixa nada a desejar quando se trata de qualidade na prática dermatológica, e temos muito orgulho de fazer parte dessa trajetória.”

Primeiras experiências internacionais
O residente médico Bruno Soriano, em sua primeira experiência internacional, realizou uma apresentação oral de um caso de “repilação capilar completa em um paciente com alopecia areata total, utilizando a medicação inibidora de JAK: o upadacitinibe”, destacando a raridade do uso desse medicamento na literatura médica para essa condição.
Já o residente Luis Dias, também em sua primeira participação em um congresso internacional, ressaltou o impacto da experiência. “Levar o nome do nosso serviço para um congresso internacional é muito importante, tanto para a nossa formação quanto para representar nosso trabalho diante de dermatologistas do mundo inteiro”, concluiu.


Tags:  

Galeria



Usuário:
Senha: