Hospital Regional realiza primeira captação de coração para doação
Procedimento avançou a madrugada e durou mais de cinco horas


11/04/2015 10:49:42 Paulo Fernandes NOTÍCIAS

A tristeza de uma família na região de Presidente Prudente trouxe a esperança de vida às sete pacientes que estavam na fila para transplantes de órgãos. Foi a primeira vez que o Hospital Regional de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo” sediou a captação de um coração para transplante. Córneas, fígado, rins e pâncreas também foram doados.

 

O grande protagonista dessa história foi um homem de 32 anos que morreu vítima de traumatismo craneano. A prima do doador e porta voz da família explica o que motivou a tomada de decisão em um momento tão difícil. “Tivemos uma perda muita grande. Quando os médicos nos fizeram a proposta pensamos em proporcionar felicidade para outras famílias. Foi uma maneira de homenageá-lo e saber que ele continua fazendo o bem”, disse.

 

Um jato particular fretado pousou às 00h35 da madrugada de terça-feira (07/04) no Aeroporto Estadual de Presidente Prudente. Dentro, uma tripulação de sete pessoas. Dois médicos de Instituto do Coração (Incor) de São Paulo, quatro médicos do Hospital  Albert Einstein.

 

O procedimento para retirada dos órgãos avançou a madrugada e durou mais de cinco horas, como explica o médico presidente da Comissão Intra-hospitalar de Transplante de Órgãos do HR, Renato Ferrari. Segundo ele, o procedimento para retirada do coração foi o mais delicado e realizado pela primeira vez no HR em Presidente Prudente. “Tudo precisa ser bem sincronizado. O coração tem apenas 4 horas para ser transplantado. No momento em que o jato saiu de Presidente Prudente outra equipe no Incor já começou a realizar o procedimento no paciente que recebeu o coração”, explicou.

 

Mais de 40 profissionais de saúde do HR estiveram empenhados durante toda madruga na captação dos órgãos. O coração e o fígado foram para pacientes da Capital, as córneas para a Santa Casa de Presidente Prudente, os rins e o pâncreas para Organização de Procura de Órgãos (OPO) de Marília.

 

O diretor administrativo do Hospital Regional, Frei Jacó, prestigiou o procedimento durante a madrugada juntamente com as equipes. “Já tive a oportunidade de acompanhar três momentos da doação de órgão no hospital em pacientes diferentes. O primeiro momento durante a abertura do processo de morte encefálica, um segundo  durante uma conversa com a família em que rezei junto com eles e este na captação. Com a realização desse primeiro procedimento com coração vejo a possibilidade cada vez mais o HR contribuir para salvar vidas”, finalizou.

 

De acordo com a equipe do Incor, o procedimento para o transplante do coração foi realizado com sucesso e o paciente, que não teve o nome divulgado, passa bem.  


Tags:  

Galeria