Pacientes com Esclerose Múltipla devem se cadastrar no HR
Atividade em alusão ao Dia Nacional da doença pretende mapear realidade regional


24/08/2015 16:07:31 Paulo Fernandes NOTÍCIAS

Pacientes da região diagnosticados com Esclerose Múltipla devem procurar o Hospital Regional de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo” na próxima sexta-feira (28/08) para participarem de um cadastramento com o objetivo de mapear a realidade da região em relação a doença. A informação é da coordenadora do evento, a médica neurologista da unidade, Maria Teresa Fernandes Castilho Garcia.

Segundo ela, a atividade dará força para transformar o HR em Centro de Referência para a Esclerose Múltipla. “Os pacientes diagnosticados em nossa região são encaminhados para o centro de referência mais próximo, no nosso caso, na cidade de Marília. Lá ele passa por consulta para a liberação dos documentos que serviram na dispensação do medicamento. Este medicamento, por sua vez é dispensado aqui na Farmácia de Medicamentos Especializados. Ou seja, pelo menos a cada três meses os pacientes precisam ir até Marília e pegar uma nova receita. Ocorre que, neste processo de espera, alguns pacientes apresentam novos surtos, pois não conseguem iniciar a medicação antes de passar pelo centro de referência sob pena de não conseguir mais retirar a medicação e ter seu tratamento interrompido”, explica.

A Esclerose Múltipla é uma doença autoimune que leva a processo inflamatório do Sistema Nervoso Central. O processo de desmielinização se dá, na maioria das vezes, na forma de surtos, que se manifestam de formas variadas, desde perda visual, perda de força e sensibilidade em diferentes graus, déficit de coordenação e equilíbrio, além de outros sinais e sintomas decorrentes do local comprometido.

O diagnóstico é feito por meio do quadro clínico associado a exames complementares e, após tempo variável para confirmação diagnóstica, o tratamento é iniciado com imunomoduladores.

Ainda de acordo com a especialista, o tratamento com medicação deve ser iniciado assim que o diagnóstico é confirmado, para que novos surtos da doença sejam evitados, bem como sequelas neurológicas que podem incapacitar o paciente em caráter irreversível.  “No entanto, este tipo de tratamento tem custo bastante elevado, e para que o paciente consiga adquiri-lo através do SUS [Sistema Único de Saúde] pelas farmácias de alto custo o paciente deve passar por um Centro de Referência em Esclerose Múltipla”, reforça.

No Hospital Regional o evento terá início às 08h30 no anfiteatro da unidade com uma palestra de conscientização aberta ao público. O cadastramento será realizado na área externa no ambulatório do HR das 08h30 às 12h. A atividade é feita também em alusão ao Dia Nacional da Esclerose Múltipla,  uma iniciativa da Academia Brasileira de Neurologia.

Em Presidente Prudente ação é realizada pela disciplina da neurologia da Faculdade de Medicina na Universidade do Oeste Paulista, em parceria com a Liga de Neurociências e o Hospital Regional. 


Tags:  

Galeria