II Fórum Regional de Humanização discute ‘acolhimento’ no atendimento de saúde
Cerca de 250 pessoas dos 45 municípios da região estiveram presentes


27/08/2015 16:27:47 Paulo Fernandes NOTÍCIAS

O Hospital Regional de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo” sediou o II Fórum Regional de Humanização, evento de iniciativa do Departamento Regional de Saúde (DRS – XI), nesta quarta-feira (26/08).

O anfiteatro da unidade ficou tomado por cerca de 250 profissionais da saúde dos 45 municípios da região, sendo Unidades Básicas de Saúde (UBS), Programas de Saúde da Família (PSF), hospitais, Santas Casas e Ambulatórios. A proposta do fórum, segundo a Diretora de Humanização do DRS-XI, Cláudia Dionísio Dias de Souza Ribeiro, é “proporcionar um momento para que gestores de saúde e profissionais da assistência possam refletir e discutir ações de humanização no atendimento ao paciente pautadas na política de humanização”, disse.

Este ano, o tema do fórum foi “acolhimento”. Para Ribeiro, ações de humanização no acolhimento vão além de manifestar um sorriso na chegada do paciente as unidades. “A promoção do acolhimento precisa ser realizada em todas as etapas do atendimento do paciente dentro das unidades de saúde. Não é apenas recebe-lo bem na entrada. É direcioná-lo dentro da unidade, não deixar dúvidas no atendimento, fazer a escuta do paciente em todos os níveis do atendimento. É melhorar a integralidade do cuidado”, apontou.

Estiveram presentes também no evento do Diretor do DRS-XI Jorge Yochinobu Chihara e a articuladora do Núcleo Técnico de Humanização da Secretaria de Estado de Saúde, Cleusa Maria Gomes de Abreu. Para Chihara, o fórum é uma oportunidade em que as unidades têm para buscarem novos conhecimentos e auxílios na realização dos atendimentos. “No Sistema Único de Saúde aprendemos muito com a experiência do outro e, neste momento, o fórum proporciona um espaço para que os municípios compartilhem dessas experiências e implementem em seus trabalhos em buscar da satisfação do usuário”, pontou.

“A região de Presidente Prudente tem se destacado e desenvolvido experiências importantes em relação a humanização ao paciente. É preciso entender que o paciente é único e não passa apenas pelo hospital ou posto de saúde. As unidades precisam interagir, conversar e criar uma rede para atender da melhor maneira os usuários. E isso que vem sendo realizada aqui e que outras unidades, inclusive de São Paulo, estão tendo a oportunidade de conhecer”, acrescentou Cleusa Abreu.

 

Dez unidades da região, apresentaram projetos de humanização considerados com “modelo”. Entre elas, o HR de Presidente Prudente que apresentou o projeto “Cuidando do Cuidador”. Um trabalho multiprofissional, desenvolvido na clínica médica que tem o apoio do Centro Integrado de Humanização. “Ser sede de um evento como é muito importante. O Hospital Regional está inserido diretamente no processo de humanização da região e a busca de um atendimento humanizado é nossa principal vocação. Estar sempre a serviço da vida”, explanou o diretor administrativo do HR, Frei Jacó.


Tags: