HR é reconhecido como maior hospital notificador de Doadores de Órgãos no interior
Em 9 meses, Comissão de Transplantes fez 58 notificações


25/09/2015 07:19:48 Iury Greghi NOTÍCIAS

Em apenas nove meses, de janeiro a setembro de 2015, o Hospital Regional de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo” notificou 58 pacientes aptos à doação de órgãos, número quatro vezes maior do que as 14 notificações ocorridas em todo o ano passado.

Por conta desses números, o HR recebeu hoje um prêmio da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, como destaque em notificação de doadores de órgãos no interior paulista em 2015.

O prêmio “Destaque - Transplante e Captação de Órgãos 2015” foi entregue hoje pelas mãos do secretário estadual de Saúde, David Uip, a hospitais públicos e privados da capital e do interior que mais se destacaram na captação, notificação e realização de transplantes entre agosto de 2014 e agosto de 2015.  Ao todo, nove instituições foram premiadas, sendo o Hospital Regional o único representante do Oeste Paulista.

O aumento expressivo de notificações de potenciais doadores é resultado dos trabalhos da Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes, instituída oficialmente no início de 2015 no Hospital Regional. Composta por um médico e três enfermeiras, o grupo é responsável por fazer a identificação de pacientes com diagnóstico de morte encefálica, estabelecer o contato com as famílias desse potencial doador e promover a manutenção dos órgãos até que seja feita a captação do órgão.

Somente este ano, até a segunda semana de setembro, 198 órgãos e tecidos foram captados no hospital para transplante, entre fígado, rins, córneas, pulmões, coração e ossos. As captações são feitas por médicos de hospitais referências, como o Hospital Israelita Albert Einstein, que também foi premiado hoje, na categoria "transplantes".

O diretor administrativo do HR, Frei Jacó, lembrou que “o trabalho de notificação é tão importante quanto o próprio transplante”, pois é quando se identifica um potencial doador de órgãos. Ele também ressaltou o empenho da equipe envolvida na comissão. “Os resultados são expressivos e mostram a competência da equipe, comprometida em melhorar a qualidade de vida de quem espera por um transplante”.

Além dele, estiveram presentes na cerimônia o presidente-nato da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, Frei Francisco Belotti, o coordenador da comissão, Renato Ferrari, e a enfermeira Ana Carolina Echeverria Batista.

Este não é o primeiro reconhecimento público oferecido à Comissão de Transplantes do HR. A Câmara Municipal de Presidente Prudente assinou duas moções de aplausos para a instituição, após ter realizado a primeira captação de pulmão para transplante em toda a região (em maio) e a primeira captação de coração do hospital (em abril).

 

No Estado

Conforme dados da Secretaria de Saúde, até o mês de agosto de 2015, foram realizados no Estado de São Paulo 1.546 transplantes de órgãos, sendo 99 de coração, 1.041 de rim, 366 de fígado e 40 de pulmão. Neste ano, a média de transplantes mensal no Estado já é equivalente a de 2014, quando foi atingido o número recorde de 2.343 transplantes de órgãos, sendo 135 de coração, 1.596 de rim, 549 de fígado e 63 de pulmão. Os dados de 2014 representam o dobro dos 1.208 transplantes realizados em 2004.

Neste momento, há 12.270 pessoas na fila de espera por um órgão no Estado. 


Tags:  

Galeria